Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECILIA – IESC

TACIANA LIRA SILVA

7º PERIODO DE PEDAGOGIA

PROJETO: TEMA: OS PROFISSIONAIS DA CRECHE E A MEDIAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS.

ARAPIRACA / AL

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECILIA – IESC

TACIANA LIRA SILVA

7º PERIODO DE PEDAGOGIA

PROJETO: TEMA: OS PROFISSIONAIS DA CRECHE E A MEDIAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS.

Trabalhoapresentado ao Instituto de Ensino Superior Santa Cecília – IESC- como requisito avaliação parcial da disciplina Trabalho de conclusão TCC, do 7º período do curso de Pedagogia solicitado pela professora especialista Jane Cleide Bezerra.

ARAPIRACA / AL
PROBLEMATIZAÇÃO

Atualmente “a creche é uma instituição de Educação Infantil criada para oferecer boas condições que propiciem e estimulem odesenvolvimento integral, sadio e harmonioso da criança nos seus primeiros quatro anos de vida”.
Para que haja um completo desenvolvimento dos aspectos físico, emocional, afetivo, cognitivo e social será preciso inserir no cotidiano da creche a educação, o cuidado e a brincadeira como auxiliares no desenvolvimento das capacidades individuais, das relações interpessoais e consequentemente, naformação de crianças felizes e saudáveis. Para isso, é de sumo importância relevar o papel dos profissionais da creche.
Então diante do fato exposto, pergunta - se: Quais as responsabilidades dos profissionais da creche na formação das crianças de 0 a 5 anos?

HIPÓTESES

- Os profissionais da creche têm a responsabilidade de educar as crianças, dando continuidade a educação do lar.

- Em muitoscasos, a família por não compreender a importância da interação interrompe o processo educacional oferecido pela creche.

- Quando a família participa das ações desenvolvidas pela creche, agindo em consonância com o que é ensinado às crianças, promove um desenvolvimento social, político e, consequentemente, afetivo.

OBJETIVO GERAL:

- Analisar a importância dos profissionais da creche naformação das crianças no contexto educacional, social e cultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Identificar as possíveis relações no âmbito comunitário assim como as responsabilidades a cada um atribuída.

- Investigar as experiências pedagógicas entre profissionais das áreas afins, buscando compreender a forma de resolver problemas no âmbito escolar, político e técnico.

- Relatar o quanto ainteração dos profissionais da creche é importante no desenvolvimento da criança.

JUSTIFICATIVA

A opção por este tema foi a questão da construção dos saberes e práticas que integrem as responsabilidades dos profissionais da creche.
A referida pesquisa vai ser em uma creche, onde desenvolve capacidades e conhecimentos de potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas.Este projeto levará a uma pesquisa que pode despertar os interesses das famílias e o envolvimento de toda a comunidade escolar, é essencial para que sejam atingidos os objetivos propostos.
As responsabilidades dos profissionais da creche na formação das crianças contribui no processo de construção de conhecimentos educativos e condições para as crianças conhecerem, descobrirem novos sentimentos,valores e papéis sociais.
A creche deve tornar acessível a todas as crianças que o frequentam elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Assim, cumpre o papel socializador que propicia no desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas.


METODOLOGIA

A proposta deste trabalho foi a de identificar elementos que pudessemcontribuir para elucidar a lógica organizacional da rotina da creche, a partir das ações e reações das crianças frente ao que lhes é proposto pelo adulto no contexto educativo.
A opção metodológica está fundamentada numa abordagem qualitativa, e se caracteriza como estudo de caso. A metodologia da pesquisa qualitativa, para Minayo (2003, p. 16-18) é o caminho do pensamento a ser seguido. Ocupa...
tracking img