Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL
LUCIANA GONÇALVES TEIXEIRA

PROJETO DE EXTENSÃO DO 5º SEMESTRE:
ESTUDO DA REALIDADE TERRITORIAL DO BAIRRO ALTO CAIÇARA

GUANAMBI
2011
LUCIANA GONÇALVES TEIXEIRA

PROJETO DE EXTENSÃO DO 5º SEMESTRE:
ESTUDO DA REALIDADE TERRITORIAL DO BAIRRO
ALTO CAIÇARA

Ivanete Aparecida Soares Souza
Orientador Pedagógico

Rita de CássiaPrud’homme Vieira Game
Orientador Acadêmico

Laura dias Régis
Supervisor de campo

GUANAMBI
2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 6

3 CONSIDERAÇÃO FINAL 11

REFERÊNCIAS 12

ANEXOS 13

1. INTRODUÇÃO
A pesquisa de campo quando realizada requer que a realidade de certo local seja compreendida, foi possível decifrar de um modo generalizado o contexto deuma comunidade que é formada por características comuns, de pessoas que buscam um mesmo propósito, seja ele uma casa própria, um local mais tranqüilo que possa viver sem grandes preocupações, um lugar que ofereça melhores qualidades de vida, entre tantos outros anseios.
A crise social brasileira tem colocado questões que diariamente nos remetem à reflexão ética. A convivência com as maisdiferentes formas de violência, de corrupção, de desrespeito aos direitos humanos mais básicos tem propiciado a indagação de setores da sociedade, sobre sua responsabilidade diante desta realidade.( MARTINELLI, Maria Lucia. Serviço Social; Identidade e alienação,p.138).
A pesquisa de campo proposta foi realizada no bairro Alto Caiçara, um bairro considerado periférico, e como todos outros assimconsiderados, engloba um número razoavelmente de pessoas com condições financeiras mais inferiores, estando enquadradas em um dos problemas mais comuns do Brasil: o social.
O bairro além de enfrentar esse problema social é alvo de preconceito por parte dos moradores de outros bairros da cidade de Guanambi, a qual ele pertence, no entanto, conhecer melhor uma realidade de um bairro populoso tal comoesse, leva a acreditar que se tem muito a fazer por essas pessoas que querem ter direitos no que se refere à saúde, educação, melhoria das moradias, assim como qualquer outro bairro.
É necessário lembrar que mesmo sendo um bairro periférico, ele tem espaço na câmara municipal, de acordo o que foi relatado, apresenta ruas pavimentadas e iluminadas, assim como a água tratada e coleta de lixo.Portanto, nota-se que os moradores do bairro apresentam perfis bem parecidos, e muitos, se não a maioria, buscaram nesse bairro uma realidade em que eles pudessem ser enquadrados sem serem tão afetados pela diferença de classe social.
2. DESENVOLVIMENTO
Guanambi é um município criado em 1919 pela Lei Estadual n.º 1.364, que está distante há 796km de Salvador, tendo uma população equivalente a78.833 habitantes, dentre esses, 5.600 habitantes moram no Alto Caiçara, um bairro periférico dessa cidade, onde foi realizada a pesquisa de campo. Ao estudá-lo muitas das suas características podem ser apontadas, podendo também revelar a sua verdadeira realidade, apontando assim seu desenvolvimento quanto bairro periférico e as melhorias alcançadas no decorrer dos anos.
Sabe-se que um bairro quando éconsiderado periférico detém muito preconceito por parte da população da cidade a qual ele pertence, e assim muito idéias a respeito do mesmo passam a ser formadas, idéias na grande maioria das vezes maléficas. No entanto, ao realizar a pesquisa de campo no bairro Alto Caiçara, pode perceber que ele apresenta um excelente desenvolvimento que pode ser claramente perceptível por qualquer pessoa quevisite o bairro, pois muitas de suas ruas são pavimentas, com redes de energia elétrica, tendo coleta pública do lixo doméstico. Desse modo constitui-se um bairro mais limpo e menos violento e passa a se aproximar de um bairro central.
“Cada indivíduo, enquanto ser histórico-social, tem de se desenvolver a sua própria busca de apropriação da contradição como princípio explicativo do real, tem...
tracking img