Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UERJ/FEBF

















SAÚDE E MEIO AMBIENTE:

















SANDRA CARLA FERNANDES DE ARAÚJO







RIO DE JANEIRO

2010



SAÚDE E MEIO AMBIENTE:

Contexto:

APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Duque de Caxias‎, O modelo inclusivo segue a resolução 45/91, de 1990, daONU – Organização das Nações Unidas, que propõe a construção de uma sociedade para todos. O início dessa construção foi em 1990 e a meta para finalizar o processo da construção é o ano 2010. Localizado no endereço: Rua General Câmara, 341 Duque de Caxias - RJ, 25070-340 (0xx)21 2671-6633. Que está localizado na Baixada Fluminense. Região conhecida como carente, com falta de infra-estrutura urbana,enchentes (devido à geografia local e acumulo de lixos), crescimento desordenado e um percentual significativo de pessoas desenformadas a respeito da preservação do meio ambiente em que está inserido.

Esta instituição Filantrópica tem uma população de alunos portadores de necessidades especiais do ensino com diferentes necessidades (deficiência auditiva, visual, mental, motora) num totalde 115 indivíduos e com um número distribuídos entre o turno da manhã e da tarde respectivamente e destina-se ainda a seus pais (sem estimativa do número). Este grupo convive num espaço em comum todos os dias, e a eles estão incutidos dos maus hábitos de conduta social (descuido com seu lixo) e higiene pessoal, tornando o ambiente comum impraticável e agredindo ao meio. Isso acontece porque muitosdeles são oriundos de comunidades carentes onde não há sequer saneamento básico, tratamento de água e etc. Seus pais têm pouca ou nenhuma informação com relação à prática de higiene pessoal e social, se enquadrando no perfil citado acima.

A instituição conta com uma equipe pedagógica São eles: Orientador pedagógico, Coordenador Pedagógico, Diretor e Subdiretor, Assistente Social, professores eprofissionais especializados em geral.

Quanto ao projeto, nele estão envolvidos um Psicopedagogo, um Assistente Social, um Psicomotricista, um Ambientalista, e um Professor de Ciências, um tradutor de libras. O mesmo destina-se a assistir a clientela de pais e alunos inserido na Apae









































Justificativa:Mediante a prática de conduta inadequada com relação aos hábitos de higiene pessoal e coletiva, tais como: vestuário sem limpeza, odores indesejáveis nos alunos, falta de cuidado no descarte do seu lixo e etc. Culminam por prejudicar o convívio natural entre eles, prejudica a saúde e ainda fere o meio ambiente onde todos estão inseridos. Diante desses fatos torna-se indispensável à necessidade de sefazer um trabalho de conscientização junto a esse público, no âmbito da saúde (cuidado pessoal e coletivo de higiene e bons hábitos e preservação do meio). Os profissionais envolvidos no projeto pretendem realizar esse evento conscientizador através de seminários expositivos, com palestrantes convidados (profissionais da área), dinâmicas de grupo e atividades lúdicas.

Espera-se que com essetrabalho a melhoria na qualidade de vida, no convívio social, na preservação do meio. Com prática de higiene adequada e a redução do acumulo de lixo em lugares impróprios.















Objetivo Geral:

Conscientizar aos pais e alunos da importância da preservação da saúde do corpo/mente e meio ambiente. Este projeto será disseminado no decorrer de um semestre onde mensalmentese fará a introdução dos profissionais envolvidos no projeto, com exposição dos temas e visa obter um resultado positivo nas mudanças de comportamentos dos disseminados no decorrer de um ano, onde serão verificados se os objetivos e as metodologias traçadas foram capazes de atingir a meta. Essa mensuração será realizada pelos profissionais envolvidos por meio de observação dos mesmos ao longo do...
tracking img