Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução -

Muito se fala a respeito da logística como sendo, atualmente, a responsável pelo sucesso ou insucesso das organizações. Porém, o que se pode perceber no mercado é que muito pouco se sabe sobre as atividades logísticas e como as mesmas devem ser definidas nas organizações. É importante então evitar que situações de modismo acabem por influenciar o uso errado da palavra e, o queseria muito pior, de suas técnicas e atividades.


2- Origem da logística

Na sua origem a logística estava essencialmente ligada às operações militares.
Ao decidir avançar suas tropas seguindo uma determinada estratégia militar, os generais precisavam ter, sob suas ordens, uma equipe que providenciasse o deslocamento, na hora certa, de munição, víveres, equipamentos e socorro médicopara o campo de batalha.
Por se tratar de um serviço de apoio, sem glamour da estratégia bélica e sem o prestígio das batalhas ganhas, os grupos logísticos militares trabalhavam quase sempre em silêncio.
Foi o que ocorreu nas empresas durante muito tempo. Uma industria precisa transportar seus produtos da fábrica para os depósitos ou para as lojas de seus clientes.
Precisa também providenciar earmazenar matéria-prima em quantidades suficientes para garantir os níveis de fabricação planejados.
Por outro lado precisa manter produtos acabados em níveis de estoques adequados por razões das descontinuidades entre o ritmo de produção e de demanda.
Os executivos entendiam que esta atividade era considerada de apoio e não agregava nenhum valor ao produto e por isso era encarada como ummero centro de custos, sem maiores implicações estratégicas e de geração de negócios.
Em linguagem moderna diríamos que esse setor da empresa atuava de forma reativa e não pró-ativa.


3- O que é logística?

Pode-se definir logística como sendo a junção de quatro atividades básicas:

➢ as de aquisição;
➢ movimentação;
➢ armazenagem;
➢ entrega de produtos.

Paraque essas atividades funcionem, é imperativo que as atividades de planejamento logístico, quer sejam de materiais ou de processos, estejam intimamente relacionadas com as funções de manufatura e marketing.

O termo Logística, de acordo com o Dicionário Aurélio, vem do francês logistique e tem como uma de suas definições a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de:projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operativos ou administrativos).

Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals - CSCMP norte-americano, Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente eeconômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.
Existem diversos tipos de organização, sejam privadas ou públicas, que se utiliza dos serviços logísticos, como empresas manufatureiras, empresas de transporte, empresas alimentícias,Forças Armadas, serviços postais, distribuição de petróleo, transporte público e muitas outras.

Segundo, Novaes em seu livro Logística e gerenciamento da cadeia produtiva, a define como:

“Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto deorigem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor”.
























4- Objetivos da Logística

Segundo Bowersox e Closs, o objetivo da logística é tornar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados.

Nossa definição: “Tornar disponíveis produtos e serviços na hora certa e...
tracking img