Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto vai incentivar o 'tijolo verde'
   
Envie para um amigo
 
Em São Miguel
Famílias de olarias são orientadas a reflorestar áreas para ter lenha
CASTANHAL
Do correspondente
Apesar da iniciativa de alguns empresários do setor cerâmico de São Miguel do Guamá, de trocar a lenha pelo caroço de açaí e o pó de serragem para queimar as peças de tijolo e telha, o parque cerâmico daquelemunicípio ainda queima por mês pelo menos 80 mil metros cúbicos de madeira. Das mais de 40 olarias existentes em São Miguel apenas seis conseguiram se adaptar à queima com aqueles dois resíduos, o que lhes deu um ganho extra, através do pagamento via crédito de carbono, além de credibilidade no mundo dos negócios, pela iniciativa de sustentabilidade ecológica. Com a construção civil se expandindo econsumindo cada vez mais telhas e tijolos, cresceu a produção dessas peças. Hoje, São Miguel produz 50 milhões de peças por ano.
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria Cerâmica de São Miguel de Guamá e Região (Sindcer), Raimundo Gonçalves Barbosa, hoje os resíduos de pó de serragem e de caroço de açaí ainda são abundantes. Mas que vem crescendo a concorrência, principalmente de empresasinternacionais de perfil ecológico, interessadas em fabricar briquetes, um biocombustível sólido, oriundo de um processo de fabricação feito a partir da compactação de resíduos sob pressão e temperatura elevadas. O objetivo dessas empresas é fazer com que o uso de briquetes substitua os combustíveis fósseis, trazendo vantagens ambientais. "Essas empresas querem, aqui no Pará, usar justamente pó deserragem e o caroço de açaí. E isso pode fazer com que esses resíduos fiquem escassos ou levar os preços às alturas", alerta Barbosa.
Essa perspectiva preocupa todos em São Miguel. E foi por isso que a Câmara Municipal de São Miguel realizou, no início deste ano, uma sessão especial para tratar do assunto. Foi convidado o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado (Ideflor),José Alberto Colares, além de outras autoridades ligadas ao setor ambiental. Foi quando surgiu a idéia de se criar o projeto "Tijolo Verde". A parceria envolve órgãos como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Banco da Amazônia, Programa Pará Rural e as Prefeituras de Irituia e São Migueldo Guamá.
Barbosa disse ainda que a preocupação não é só em obter lenha para queimar tijolos e telhas. "Queremos pensar a longo prazo junto com as prefeituras e outros parceiros, atrair o setor madeireiro, dar renda para a agricultura familiar, ajudar o agricultor a se manter na sua terra", completa o presidente do Sindcer.
"O projeto Tijolo Verde tem como objetivo promover o reflorestamento deáreas alteradas, garantindo a recuperação do passivo ambiental, segurança alimentar e agregação de renda para o agricultor familiar, através do fornecimento de matéria-prima para o setor oleiro-cerâmico da região. Para poder implementá-lo, adotamos estratégias como sensibilizar as comunidades em torno dos pólos de produção, fomentar o processo de produção de mudas de essências florestais,frutíferas e energéticas, capacitar técnicos e agricultores em produção de mudas e sistemas agroflorestais", explica Kleber Perotes, da diretoria de Desenvolvimento Florestal do Ideflor.
Até 2013, o projeto tem como meta atender 250 famílias em São Miguel do Guamá, produzir pouco mais de 400 mil mudas, capacitar 52 multiplicadores em técnicas de produção de mudas e sistemas agroflorestais, além dereflorestar 250 hectares de áreas alteradas. "Já em Irituia, até 2012 temos a meta de atender 75 famílias, produzir 125 mil mudas, capacitar 25 multiplicadores e reflorestar 75 hectares de área alterada", explica Perotes.
 


















































Consumo racional: na direção certa
[pic]Da Agência Ambiente Energia - Um...
tracking img