Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões pré-laboratoriais

1.1 – No pêndulo actuam a força gravítica e a tensão.

1.2-

1.3- A força restauradora responsável pelo movimento do pêndulo é a força gravítica, mais precisamente acomponente tangencial do peso.

1.4- O pêndulo gravítico pode ser considerado um oscilador um oscilador harmónico simples desde que o ângulo entre a posição vertical do pêndulo e a oscilação máximaseja igual ou inferior a 10º.

1.5- Para pequenas oscilações, o período do pêndulo é independente de amplitude, ou seja para amplitudes até 10º e com o mesmo comprimento do fio o período é o mesmo.1.6- Relógio de pêndulo é um mecanismo para medida do tempo baseado na regularidade da oscilação (isocronismo) de um pêndulo.
Para um relógio de pêndulo ser um medidor de tempo preciso, aamplitude do movimento deve ser mantida constante apesar de as perdas por atrito afectarem todo o sistema mecânico, variações na amplitude, tão pequenas quanto 4° ou 5°, fazem um relógio adiantar cerca de 15segundos por dia, o que não é tolerável. Para manter constante a amplitude é necessário compensar com um peso ou mola, fornecendo energia automaticamente, compensando as perdas devidas ao atrito.2.1- São directamente proporcionais.

2.2- Quanto maior for o comprimento do fio maior será o período do pêndulo.

2.3- Para calcularmos a aceleração gravítica alteramos a fórmula chegando a esta:T=2πlg <=>g=4π2lT2

2.4- O comprimento do fio aumentará devido à dilatação provocada pelo calor. Desta forma o período do pêndulo será maior.

2.5- Não o período de um pêndulo não seráigual em todos os lugares da Terra uma vez que mesmo no planeta, a aceleração da gravidade varia do equador para os pólos, o que mesmo que de forma que imperceptível levará à variação do período.2.6- Não, pois o período depende também da aceleração gravítica e como esta é diferente da Terra para a Lua o período também será diferente, quanto maior a aceleração da gravidade menor o período na...
tracking img