Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA Pe EZEQUIEL RAMIN
CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO
ÁREA AGROINDÚSTRIA

PROJETO DE ESTÁGIO
(Agroindústria)

Ricardo da Silva
Willian Esprizigo
Renato Ribas
Tiago. Abrantres

CACOAL/RO
2012
APRESENTAÇÃO

Ração é a quantidade de alimento consumindo por um animal, durante vinte e quatro horas, tendo como principais nutrientes: proteínas, carboidratos, gorduras, minerais,vitaminas, sendo quase igual a ração balanceada, mas com uma pequena diferença, ou seja, a ração balanceada é a quantidade de alimento consumido por um animal durante vinte e quatro horas e que satisfaça plenamente suas exigências nutritivas, quer de manutenção, quer de produção.
De um modo geral é sempre interessante a utilização da maior quantidade possível de alimentos produzidos na fazenda e acompra somente dos indispensáveis de balanceamento das rações.
O criador não se deve preocupar demais com o custo de um tonelada de alimento ou ração, mas sim o custo das unidades de proteínas digestível e de nutrientes digestíveis totais, isto é, com o custo das partes realmente úteis do alimento ou da ração.
O estágio será realizado com uma carga horária de 56 horas, sendo o local do estágio naOuro Verde, localizado na cidade de Cacoal-RO, sentido Ji-Paraná.

JUSTIFICATIVA

Todo fabricante de ração tem como objetivo produzir rações com o melhor custo x beneficio. Toda gestão do processo de fabricação de ração deve estar voltada para atender o produto final com qualidade visando esta finalidade.
No planejamento e gestão do processo de fabricação com visão ao atendimento da qualidade daração deve-se ter o processo que atenda à qualidade desejada, tanto na parte de ganho de peso, quanto na parte de aumento da produção de leite.
Com base no conhecimento técnico sobre a área de agroindústria, realizar o estágio na Ouro Verde, dará um grande resultado dando oportunidade de ampliar o conhecimento na área, e também proporcionar a gratificação de trabalhar em uma empresa, muitoconhecida no estado de Rondônia.

OBJETIVO GERAL

Obter conhecimento e ampliar á aprendizagem na área de processamento da ração.

Objetivo Específico
* Obter conhecimento sobre o trabalho da empresa.
* Saber como é planejado as atividades, relacionadas a produção de ração.
* Conhecer a parte legislativa para fabricação de ração.
* Saber sobre cada tipo de ração, que a empresa fabrica.
*Conhecer qual é a matéria prima utilizada para fazer a ração e de onde vem.
* Qual é a missão e visão da empresa.
* Saber para onde são destinadas as vendas

REFERÊNCIAL TEÓRICO

Característica da Ração
Uma ração, para ser perfeitamente satisfatória, além do balanceamento de nutrientes, deve ainda apresentar algumas características importantes, dentre as quais as seguintes:
Palatabilidade:Quanto mais palatável um alimento ou ração, maior a facilidade com que o animal o consome. A palatabilidade varia de um alimento para outro, de modo que a combinação de um pouco apreciado com outro mais apetecido, melhora a utilização do primeiro.
Variedade: A inclusão, na ração de alimentos provem antes de plantas diferentes, oferece maior segurança contra deficiência protéica, minerais evitaminas. Além disso a ração variada não se torna monótona e não precisa ser mudada com freqüência.
Uma boa regra geral é esta: A ração deve incluir pelo menos alimentos oriundos de quatro plantas diferentes, uma das quais leguminosas
Boa digestibilidade: As forragens verdes são muitos mais digestivas quando novas.
A matéria seca dos grãos, farinhas e farelos, apresenta 65 a 90% da digestibilidade,enquanto que das melhores forragens grosseiras oscila entre 50 a 70%.
Suculência: A alimentos suculento, isto é contendo suco originais devem fazer parte da ração das vacas leiteiras, porque estimulam o apetite e são geralmente ricos em minerais e vitaminas, além de exercerem efeito benéfico sobre a digestão.
Efeito levemente laxante: para vacas leiteiras as melhores rações são as de efeito...
tracking img