Triagem neonatal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Triagem Neonatal


A Triagem Neonatal, mais conhecida como teste do pezinho é um exame laboratorial realizado através da analise de amostras de sangue coletadas do calcanhar do bebê com objetivo de diagnosticar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas.
O ideal é que o teste seja feito após o bebê completar 48 horas de vida. Pois o teste pode sofrer influência do metabolismoda mãe. A partir daí o teste deve ser feito o quanto antes, a fim de se iniciar em tempo o tratamento e/ou acompanhamento do bebê em caso de resultado positivo. Aconselha-se que o teste seja feito até o sétimo dia de vida.

A coleta é feita por um profissional de saúde que na hora da coleta deve estar sentado de frente para o adulto que está segurando a criança.
Procedimentos do profissionalde saúde para a coleta:
Realizar a anti-sepsia do calcanhar com algodão ou gaze levemente umedecida com álcool 70%. Massagear bem o local, ativando a circulação. Para que haja uma boa circulação sanguínea, o calcanhar deve sempre estar abaixo do nível do coração . Certificar-se de que o calcanhar esteja avermelhado. Aguardar a secagem completa do álcool.

A punção deve ser executada numa daslaterais da região plantar do calcanhar, locais com pouca possibilidade de se atingir o osso. Deve-se evitar o uso de agulhas.

Segure o pé e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas não prender a circulação.
Penetrar num único movimento rápido toda a ponta da lanceta (porção triangular) no local escolhido, fazendo emseguida um leve movimento da mão para a direita e esquerda, para garantir um corte suficiente para o sangramento necessário.
Aguarde a formação de uma grande gota de sangue. Retire-a com algodão seco ou gaze esterilizada.Ela pode conter outros fluidos teciduais que podem interferir nos resultados dos testes.
Encoste o verso do papel filtro na nova gota que se forma na região demarcada para a coleta(círculos) e faça movimentos circulares com o papel, até o preenchimento de todo o círculo. Deixe o sangue fluir naturalmente e de maneira homogênea no papel, evitando concentração de sangue.

   Através das gotinhas de sangue tiradas do calcanhar da criança, é possível se fazer uma importante avaliação inicial para detectar algumas doenças genéticas (transmitidas pelos genes da mãe e do pai) econgênitas (que se desenvolve no útero), que precisam de tratamento o mais rápido possível para evitar graves seqüelas no futuro.
   
         O diagnóstico precoce oferece condições de um tratamento iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê, evitando a deficiência mental. A deficiência, uma vez presente no corpo, já não pode ser curada.
O governo estabeleceu três fases para a implantação doteste no território nacional: a primeira etapa é uma triagem básica para duas doenças (fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito), e as seguintes incluem exames para um maior número de anomalias, como a anemia falciforme e a fibrose cística.


O Programa Nacional de Triagem Neonatal prevê três fases do teste do pezinho, em que os Estados devem se adequar:
1ª Fase :
Fenilcetonúria -(Distúrbio genético no qual um dos aminoácidos presentes no leite pode prejudicar a saúde do bebê causando retardo mental grave);
Hipotiroedismo Congênito - (A falta do hormônio produzido na glândula tireóide causa deficiência mental e retardo de crescimento.);
2ª Fase :
Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias - (As hemoglobinopatias são doenças causadas por anormalidades na estrutura molecular ouna produção da hemoglobina "S". Crianças com hemoglobina anormal são altamente suscetíveis à anemia e infecções.) 
3ª Fase :
Fibrose Cística - (Doença genética que causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônicos). 
Também existem outros tipos mais completos de Exames do Pezinho (conhecidos como teste do pezinho ampliado ou teste do pezinho expandido) capaz de diagnosticar mais de...
tracking img