Projeto video locadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Locadora de Vídeo Passatempo
Documento de Especificação de Projeto

1. Introdução
Este documento contém a Especificação de Projeto para o sistema da vídeo-locadora Passatempo. Esta atividade foi desenvolvida em duas etapas principais, a primeira focando na arquitetura do sistema, produzindo diagramas de pacotes e os respectivos diagramas de classes para os componentesidentificados, a segunda tratando do projeto detalhado das classes identificadas anteriormente (projeto de operações e estruturas de dados internas). A seção 2 discute a plataforma de implementação considerada. Na seção 3, é apresentada a arquitetura do sistema, na forma de Diagramas de Pacotes. As seções 4, 5, e 6 apresentam os Diagramas de Classes para cada um dos subsistemas identificados, organizadospor estereótipos, quando necessário. Para as Componentes de Gerência de Dados, são apresentados, ainda, os Diagramas Relacionais correspondentes, tendo em vista o uso de bancos de dados relacionais para a persistência de objetos. Finalmente, a seção 7 apresenta o projeto detalhado.

2. A Plataforma de Implementação
O sistema proposto será implementado usando a linguagem deprogramação Java, que possui mecanismo de herança simples apenas. Além disso, a persistência dos objetos será feita em um banco de dados relacional.

3. Arquitetura do Sistema
A organização de classes em pacotes deve ser o ponto de partida para a definição da arquitetura do sistema, já que é um meio de estabelecer níveis de abstração para o modelo. Esses níveis de abstração podem ser organizados emcamadas e, assim, tratados separadamente durante a fase de projeto. A organização de classes em pacotes é útil também para permitir a produção de componentes para reuso.
Neste trabalho, foram utilizadas duas formas complementares de agrupamento de classes em pacotes: primeiramente pelo domínio do problema, aproveitando os subsistemas definidos na fase de análise, e depois por estereótipos,tendo sido utilizados os estereótipos propostos por Coad e Yourdon [Coad93]. Sendo assim, o diagrama de pacotes de nível mais alto, mostrado na figura 3.1, é praticamente o mesmo da fase de análise, exceto pela introdução do pacote Utilitario, que trata classes reutilizáveis em outros contextos.
O diagrama da figura 3.1 mostra as dependências entre os subsistemas, indicando que os pacotesAtendimentoCliente e ControleAcervo solicitam serviços ao pacote Utilitario. Mantendo a coerência com o diagrama da fase de análise, o pacote AtendimentoCliente solicita serviços do pacote ControleAcervo.
Os pacotes AtendimentoCliente e ControleAcervo foram decompostos em outros pacotes segundo os estereótipos, dando origem a novos diagramas de pacotes, a serem discutidos nas próximas seções.Figura 3.1 – Diagrama de Pacotes

4. O Pacote Controle de Acervo
Este pacote foi decomposto no diagrama de pacotes da figura 4.1, agora tomando por base os estereótipos.













Figura 4.1 – Diagrama de Pacotes do Pacote ControleAcervo.

4.1 – Pacote DP_ControleAcervo
A figura 4.2 apresenta o Diagrama de Classes referente àComponente do Domínio do Problema do pacote ControleAcervo.

Figura 4.2 – Diagrama de Classes do Pacote DP_ControleAcervo.
É importante realçar que as alterações introduzidas em relação ao modelo de análise dizem respeito a requisitos não funcionais importantes para o sistema, tais como:
* Facilidade de Uso: para apoiar a construção de interfaces amigáveis, foram criadas as classes Ator,Diretor, Categoria e Pais.
* Reusabilidade: visando construir classes reutilizáveis em domínios diversos, optou-se por desenvolver uma hierarquia de Pessoa (pacote UtilitarioPessoa), na qual foi inserida a classe Distribuidor.

4.2 – Pacote IU_ControleAcervo
Neste trabalho não será apresentada a Componente de Interface com o Usuário do pacote ControleAcervo.

4.3 – Pacote...
tracking img