Projeto tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto TCC

OBJETIVO

TEMA

Radioproteção na indústria

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Radioproteção dos trabalhadores que utilizam raios-X.

OBJETIVO GERAL

Este pré-projeto tem como objetivo verificar como está sendo realizada a proteção dos profissionais que trabalham na indústria que utiliza raios-X. Será avaliada estatisticamente qual a quantidade de radiação que os trabalhadoresreceberam.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Verificar a qualidade de vida dos trabalhadores. Verificar se a indústria fornece todos os equipamentos de proteção necessários. Verificar se o profissional conhece seus direitos e se ele sabe o que é radiação.

JUSTIFICATIVA

A utilização da radiação para ensaios não destrutivos é um importante avanço na engenharia, investigando a qualidade dos materiaisnão os destruindo. Sendo uma ferramenta indispensável para a indústria moderna no controle de qualidade. Seus benefícios não pouco divulgados, sendo que a população não sabe nem onde é usado. Como o campo esta crescendo ela é usada na industrial petroquímica, alimentícia, automobilística.
Ela desempenha um papel importante na prevenção da qualidade de peças usadas em aviões, comprovando a qualidadeconforme a necessária, como exemplo garantindo que uma latinha de refrigerante tenha a quantidade de liquido exata.
A população em geral não sabe o que é a radiação, desconhece quase totalmente seus efeitos. A radiação é vista como prejudicial e que sempre faz mal.

PROBLEMA

Para os profissionais que atuam na área de radiologia medica, é de extrema importância o conhecimento sobreradioproteção, paciente, publico em geral. Meio ambiente e o próprio profissional de radiologia estão sujeitos aos riscos inerentes á radiação ionizante. Historicamente sabe-se que logo após Wilhelm Conrad Röntgen descobrir os raios-x, em 8 de novembro de 1895, os raios-x foram utilizados também por fotógrafos, ate surgirem os seus primeiros efeitos danosos e verificar-se a necessidade de estudos maisprofundos sobre eles. A partir desse conhecimento fez-se necessário criar princípios de proteção radiológica, já os princípios de radioproteção fornecem varias diretrizes para as atividades operacionais que utilizam radiação ionizante. Em relação com esses princípios desenvolveram-se formas de radioproteção baseadas no tempo de exposição, distância da fonte de radiação e blindagem com a finalidade dereduzir ao máximo os efeitos da radiação. Eles eram capazes de atravessar materiais moles, inclusive carne humana, mas eram bloqueados por substâncias duras e densas, como o osso. Os efeitos nocivos dos rádios X sobre tecidos vivos foram observados por volta de 1900. Após a década de 1970, uma nova geração de aparelhos vem produzindo imagens cada vez mais detalhadas.
 Até poucos anos somenteexistia o nível de formação técnico os profissionais não recebiam uma instrução correta para o trabalho.

HIPÓTESE BASICA

 É um principio de proteção “As Low as Resonably Achievable” (no menor nível possível). E é importante, pois é por ele que os radiologistas devem ser esforçar para seguir. Ele tem quatro formas importantes pelas quais pode ser alcançado:

Sempre usar um dosímetro ou outrodispositivo de monitorização, embora o dosímetro não diminua a exposição do usuário, a existência de registros precisos a longo prazo de dosímetro ajuda na avaliação de um programa de segurança radiológica.

Se for necessário conter os pacientes, a pessoa que auxilia na contenção NUNCA deve ficar na frente do feixe primário ou útil e deve SEMPRE usar aventais e luvas de proteção. Utilizaraparelhos ou faixas de contenção sempre que possível, e apenas como último recurso deve alguém permanecer na sala para conter os pacientes, esta pessoa nunca deve pertencer à equipe de radiologia.

Em exames no leito ou de pacientes traumatizados e em procedimentos de fluoroscopia, SEMPRE usar aventais de chumbo e permanecer o mais distante possível (princípio da lei do inverso do quadrado) da...
tracking img