Projeto tcc - controle interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MULTIPLO










MARGARETE DO RÊGO
NEUMADE JESUS RODRIGUES SILVA












A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA AS EMPRESAS PRIVADAS




















TIMON
2012

MARGARETE DO RÊGO
NEUMA DE JESUS RODRIGUES SILVA
















A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA AS EMPRESAS PRIVADASProjeto de pesquisa apresentado ao
IESM – Instituto de Ensino Superior Múltiplo como requisito parcial para aprovação na disciplina TCC I.


ORIENTADOR: Especialista Paulo Henrique
































TIMON
2012




SUMARIO1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Definição e delimitação do problema 4
1.1.1 Hipótese 4
1.2 Objetivo 4
1.2.1 Objetivo geral 4
1.2.2 Objetivo específico 4
1.3 Justificativa 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 6
2.1Princípios do Controle Internos 7
2.2 Abrangência do Controle Interno 7
3 METODOLOGIA 8
3.1 Tipo de Pesquisa 8
3.2 Local da pesquisa 8
3.3 População eAmostra 8
3.4 Coleta de Dados 8
3.5 Análise de Dados 8
4 CRONOGRAMA 9
5 ORÇAMENTO 10
REFERÊNCIAS 11

















INTRODUÇÃO



A crescente preocupação das empresas em se manter no mercado de trabalho de forma sólida, fez com que seus gestores investissem cada vez mais na implantação de um programa de controle interno. Segundo Schimidt, Santos e Arima(2006, p.65), “o controle interno é um conjunto de controles interligados de maneira lógica, abrangendo todas as funções administrativas, ou seja, o planejamento, a execução e o controle”.
Controles internos bem elaborados e bem executados evitam fraudes e assegura aos gestores da empresa um melhor acompanhamento de como o processo de trabalho vem sendo executado dentro da empresa. SegundoFigueiredo e Caggiano (2006), o processo de controle possibilita, também, que as metas alcançadas sejam comparadas com as metas almejadas pela organização, decidindo dessa forma, se novas metas e objetivos devem ser formulados.
Segundo o mesmo autor, A forma de aplicação do Controle deverá atender a realidade de cada empresa, não existe um modelo padrão de gestão do Controle Interno, poiscada possui metas distintas, porém, deverá existir uma intereração entre os diversos setores envolvidos no processo para se atingir os objetivos almejados.
O controle Interno abrange todas as áreas de uma organização, tais como: financeiro, manutenção, recursos humanos, setor de tráfego, almoxarifado e outros, sendo que, para cada um desses setores este mesmo controle poderá ser adaptado deacordo com a conveniência / necessidade dos colaboradores envolvidos no processo, é importante ressaltar ainda que, tais adaptações não dispersem do objetivo central da organização.
Segundo Attie (1992), “O controle interno compreende todos os meios planejados numa empresa para dirigir, restringir, governar e conferir suas várias atividades com propósito de fazer cumprir os seus objetivos”.É importante também que estes controles tenham alcance suficiente para detectar qualquer irregularidade quando esta ocorrer. O Controle Interno aplicado e monitorado de forma contínua dentro da organização tem o efeito preventivo sobre o
procedimentos por ela adotados.

1.1 Definição e Delimitação do Problema

O Controle Interno interfere no aumento de ativos das empresasprivadas?

1.1.1 Hipótese

O controle Interno interfere diretamente no aumento de ativos das empresas, pois o mesmo exige um acompanhamento contínuo na execução de atividades dos diversos setores de uma empresa, acompanhando, comparando e corrigindo possíveis erros, fraude que possam vir a causar prejuízo, promovendo assim, o aumento de seus ativos.

1.2 Objetivo

1.2.1 Objetivo geral...
tracking img