O controle das empresas e seus reflexos nas rotinas de escrituração de um escritório contábil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Curso de Ciências Contábeis













































O CONTROLE DAS EMPRESAS E SEUS REFLEXOS NAS ROTINAS DE ESCRITURAÇÃO DE UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL





























Belo Horizonte
1º Semestre de 2011
LISTA DE QUADROSQUADRO 01 – Princípios gerais do controle interno 12
QUADRO 2 – Orçamento da pesquisa 21
QUADRO 3 – Cronograma de pesquisa 22






























SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 5
1.1 Contextualização do tema 5
1.2 Problema de Pesquisa 6
1.3 Objetivos 6
1.3.1 Objetivo geral 6
1.3.2 Objetivos específicos 7
1.4 Justificativa 8

2. REFERENCIAL TEORICO 92.1 Conceituação de controle interno 9
2.2 A importância do Controle Interno 13
2.3 Avaliação dos controles internos como ferramenta de auditoria 15

3 METODOLOGIA DA PESQUISA 16
3.1 Classificação da pesquisa 17
3.1.1 Quanto às bases lógicas de investigação 17
3.1.2 Quanto à abordagem do problema 18
3.1.3 Quanto à abordagem dos objetivos 18
3.1.4 Segundo o propósito da pesquisa 19
3.1.5Segundo os procedimentos técnicos 19

4 RECURSOS OU ORÇAMENTO 21

5 CRONOGRAMA 22

REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO





7 Contextualização do tema



No contexto de um mundo globalizado em que a competição faz parte da vida diária das organizações, existe a constante necessidade de informações antecipadas e úteis que garantam a segurança das informações contábeis.Neste contexto entende-se o controle interno como um conjunto de procedimentos em uma organização, com o objetivo de investigar as atividades, possibilitando observar e prever os acontecimentos que se verificam dentro das empresas e que refletem nos dados contábeis leia-se: patrimoniais, ou seja, o controle interno quando exercido adequadamente assume fundamental importância objetivando atingirmelhores resultados dentro da organização.
Atualmente, algumas empresas optam pela terceirização por diversos motivos (falta de espaço físico, alto custo pela necessidade de aquisição de softwares, mão-de-obra especializada, dificuldade na contratação de bons profissionais etc.) confiando suas informações contábeis a escritórios que ficam incumbidos de todo trabalho burocrático que envolve acorreta contabilização dos fatos patrimoniais que acontecem em uma organização no decorrer da sua vida.
Contudo, conforme Attie (2000), o controle tem significado e relevância somente quando é concebido para garantir o cumprimento de um objetivo definido, quer seja administrativo ou gerencial. Assim, o controle interno pode ser entendido como procedimentos e rotinas capazes de colaborarcom a estrutura administrativa garantindo o cumprimento adequado dos processos administrativos ou gerenciais. Através da extensão de seu conceito, verifica-se que as práticas de controle interno não se resumem apenas aos aspectos relacionados com as funções de contabilidade e finanças, mas sim, a todos os aspectos das operações de uma empresa.











8 Problema de PesquisaPara melhor orientação dos estudos neste trabalho, foi proposto um problema que norteará a pesquisa, mas antes de sua apresentação se torna necessário explicitar sobre o que se trata um problema de pesquisa uma vez que a busca pela resposta desse problema é fundamental para o sucesso da pesquisa em questão.



Formular o problema consiste em dizer, de maneiraexplícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características. Desta forma, o objetivo da formulação do problema da pesquisa é torná-lo individualizado, específico, inconfundível (RUDIO 1978, apud LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 127).


De acordo com Gil (1991), existem diversas...
tracking img