Projeto soletrando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola |Estadual Luzia Mendes Siqueira – Ano 2011

PROJETO SOLETRANDO

Período de estudo: : abril a julho/2011
Público alvo: alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental – Escola Estadual Luzia Mendes Siqueira, Escola Estadual de Canafístula e Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo).
Culminância: 1ª semana de julho/2011
Responsáveis : Rodinele, Edna e Ana Maria .


Objetivos:

- Compreenderque a grafia correta melhora a qualidade da expressão escrita.
- Oferecer um apoio para os alunos realizarem um plano de autocorreção individual ou grupal, para que possam analisar seus erros ortográficos.
- Incentivar e ampliar o vocabulário dos alunos.
- Despertar o interesse pela escrita.

Problema:

- A deficiência ortográfica

Justificativa:

O desenvolvimento da ortografia constitui um dosprincipais desafios para os educadores, quando planejam um programa de aprendizado e desenvolvimento da escrita. “Dominar a ortografia” é uma expressão que significa que os alunos escrevem com precisão e na ordem apropriada. Inclui também o uso dos acentos gráficos, do til, da cedilha, dos sinais auxiliares da grafia – hífen e apóstrofo – e dos sinais de pontuação. Para se conseguir um uso adequadoda ortografia é preciso, então, que os alunos sintam o desejo e o interesse de se comunicar por escrito de acordo com propósitos claros e dentro de contextos significativos para eles.
O aprendizado da ortografia não deve ser visto como uma disciplina independente dentro do processo de aprendizado da linguagem escrita, mas como um dos aspectos que o caracterizam. Nesse sentido, convém recordar queo princípio básico referente à leitura: “é lendo que se aprende a ler” também é válido para a escrita: “é escrevendo que se aprende a escrever”, portanto o aprendizado da ortografia depende, em grande parte, da prática da escrita e da leitura.
É de suma importância que o professor tenha e trabalhe incessantemente com o uso do dicionário, pois através dele muitas dúvidas são solucionadas e o alunoterá acesso à novas palavras e a grafia correta das mesmas.

OBSERVAÇÃO:

Lembre sempre: O professor é o mediador da atividade, então cabe a ele, tomar todo cuidado também com sua escrita e sua pronúncia. É preciso estar seguro e certo de que o que se está ensinando é correto e que o aluno está assimilando.


OS PARTICIPANTES ( alunos da Escola Estadual Luzia Mendes Siqueira, Escola Estadual decanafístula e Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo)

Os participantes do concurso serão escolhidos segundo critérios definidos pelo professor de Língua Portuguesa da turma, juntamente com a Especialista e PEUB, responsáveisa pelo desenvolvimento do projeto. Poderá ser feita a partir do desempenho do aluno, por votação aberta entre os alunos ou escolha do professor. Vale lembrar quedeverá ser selecionado apenas um aluno para cada ano, em cada escola, totalizando um total de 12 alunos para a disputa final.

A BANCA
A escola promoverá a inscrição dos alunos, marcará a data da competição, organizará a competição e comandará a disputa.


LOCAL DA DISPUTA:

A disputa deverá acontecer nas dependências da Escola Luzia Mendes, no pátio, local com capacidade de alojar osconcorrentes, seus responsáveis, e os juízes.
A data da competição deverá ser comunicada com antecedência aos participantes para que tenham tempo hábil de se prepararem.

DINÂMICA DA COMPETIÇÃO:

No dia da competição, os concorrentes serão identificados por crachás.
Eles se sentarão em lugares pré-determinados.
O organizador e os dois juízes se sentarão de frente para os competidores.** Vale lembrar que, além das palavras deverá conter:

- SINÔNIMO
- CLASSIFICAÇÃO GRAMATICAL
- DEFINIÇÃO
- APLICAÇÃO DA PALAVRA EM UMA FRASE


Exemplo:

PALAVRA: FREGUÊS
SINÔNIMO: comprador, cliente
CLASSIFICAÇÃO GRAMATICAL: substantivo masculino
DEFINIÇÃO: aquele que compra ou vende habitualmente a determinada pessoa.
APLICAÇÃO NUMA FRASE: “O...
tracking img