Projeto sobre tesouras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Esta proposta tem como intuito solucionar a problemática recortada dentro do tema de “sistema de integração”, ao qual escolhemos abordar o objeto tesoura e o objeto estilete, ministrado pelo professor Hernan Carlos Wellington Sanchez Garcia na Universidade São Judas Tadeu, USJT. Esta fase do trabalho compõe parte da nota do primeiro semestre do quarto ano do curso anual de DesenhoIndustrial.


1. TEMA DE PROJETO

A partir da análise de dados realizada notamos que os trabalhos manuais feitos pelos artesãos requer o uso continuo de tesouras e estiletes para a obtenção do resultado desejado, a distinção desses objetos obriga o usuário uma atenção e um esforço mental e físico maior na agilidade de troca de sua ferramenta de trabalho, havendo dessa forma uma perda de tempona produção.
Notamos também que este tempo desperdiçado no final do expediente de um artesão diminui a rentabilidade produtiva, ou seja, o profissional acaba produzindo menos do que seria capaz se possuísse uma ferramenta única.
Sendo assim, desenvolveremos uma ferramenta que sirva como tesoura e estilete, mantendo as características físicas já existentes em cada uma, dessa forma nãoprecisando uma readaptação de utilização pelo usuário.


2. LEVANTAMENTO DE DADOS

2.1 Publico Alvo

Artesanato
Os primeiros artesãos surgiram quando a família camponesa deixou de ser ela própria a produzir os instrumentos de trabalho e os artefatos necessários ao seu modo de vida, mudança que resultou a divisão social do trabalho.
Os principais traços característicos do artesanato são osseguintes: a oficina que dirige é pessoal e não societária; nela o artesão assume uma posição de chefia ou mestre artífice; é possuidor dos instrumentos de trabalho; participa pessoalmente na elaboração dos bens e serviços que produz. O artesão exerce uma arte ou um ofício manual por sua conta, sozinho ou auxiliado por membros da sua família e um número restrito de companheiros ou aprendizes. Com a ajudade ferramentas e mecanismos caseiros, visa produzir peças utilitárias, instrumentos de trabalho, artísticas e recreativas, com ou sem fim comercial.
O artesão tornou-se um agente econômico que começou por produzir bens destinados ao seu consumo próprio, à troca direta por bens de que necessitava, produzidos por outros, à entrega às classes dominantes dos artefatos produzidos como tributo. Osartesãos existentes nas zonas rurais viviam do exercício de ofícios, em vez da agricultura, como alfaiates, sapateiros, ferreiros, ferradores, preparadores de peles, etc. Trabalhavam parcialmente para os camponeses, frequentemente sob a forma de troca direta. Por exemplo, um vaso de cerâmica por uma certa quantidade de trigo. Em geral, gozavam dum estatuto social mais elevado que o dos camponeses. Osmais privilegiados eram os metalúrgicos e os joalheiros.
Antes de iniciar a transformação o artesão é responsável pela seleção da matéria-prima a ser utilizada e pelo projeto do produto a ser executado manualmente. Todo o processo de transformação da matéria-prima em produto acabado é da sua responsabilidade. Pode-se exemplificar com os oleiros que obtinham o barro e o modificavam, os caiadoresque fabricavam a cal ou os tecelões possuidores de gado lanígero. A matéria-prima podia ser adquirida diretamente junto dos respectivos produtores, das corporações, ser fornecida pelos consumidores ou pelos mercadores. O combustível indispensável era recolhido nas matas dos terrenos comuns ou comprado quando isso era inevitável.
As oficinas são instaladas em locais pequenos, por vezes, naspróprias casas ou em instalações anexas. Os artesãos dispõem de meios próprios de produção que consistem nas ferramentas e matérias-primas necessárias à produção. Estes bens não eram avaliáveis em dinheiro, estavam ligados ao trabalho do seu possuidor, inseparável deste, e nessa medida representavam um conjunto de bens próprios. Os instrumentos de trabalho utilizados, a experiência e os hábitos...
tracking img