Tipos de pontes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de Pontes
Os princípios básicos
Tipos de pontes existentes:

*  ponte em viga
*  ponte em arco
*  ponte suspensa

A principal diferenças entre elas é a distância que elas podem cruzar entre um suporte e outro. Esses suportes podem ser colunas, torres ou a parede de um cânion. Uma ponte em viga moderna, por exemplo, provavelmente consegue alcançar uma distância de 60 m entredois suportes, ao passo que um arco moderno consegue transpor de 240 a 300 m. Uma ponte suspensa, o auge da tecnologia de construção de pontes, é capaz de cruzar 2.100 m entre um suporte e outro.
O que permite que uma ponte em arco se estenda por distâncias maiores do que uma ponte em viga? O que faz com que uma ponte suspensa atravesse uma distância sete vezes maior do que a de uma ponte emarco? A resposta está em como cada tipo de ponte lida com duas forças importantes, chamadas de compressão e tração:
* compressão: é uma força que age para comprimir ou diminuir a coisa sobre a qual está agindo;
* tração: por sua vez, é uma força que age para expandir ou aumentar a coisa sobre a qual está agindo.
Um exemplo simples e que vemos sempre de compressão e tração é uma mola. Quandopressionamos ou empurramos as duas extremidades da mola uma em direção a outra, nós a comprimimos. A força de compressão diminui a mola. Quando a puxamos para cima, ou puxamos as duas extremidades em sentidos contrários, criamos uma tração na mola. E essa força de tração estica a mola.
A compressão e a tração estão presentes em todas as pontes, e é trabalho do projeto da ponte lidar com essasforças sem o risco de que a ponte entorte ou rache. Entortar é o que acontece quando a força de compressão ultrapassa a habilidade de um objeto em lidar com essa compressão, e rachar é o resultado do excesso de tração sobre o objeto. A melhor maneira de lidar com essas forças é dissipá-las ou transferi-las. Dissipar força é espalhá-la sobre uma grande área, fazendo com que nenhum ponto tenha desuportar o impacto da força concentrada. Transferir força é mudá-la de uma área de fraqueza para uma área de força, uma área projetada para suportar a força. Uma ponte em arco é um bom exemplo de dissipação. Já a ponte suspensa, por outro lado, é um bom exemplo de transferência.

Ponte em viga
Uma ponte em viga é basicamente uma estrutura horizontal rígida colocada sobre duas colunas, uma em cadaextremidade. O peso da ponte e qualquer tráfego que houver sobre ela são suportados diretamente pelos postes. O peso vai diretamente para baixo.
Compressão
A força de compressão se manifesta sobre a parte superior da plataforma (ou estrada). Isso faz com que a porção superior da plataforma seja encolhida.
Tração
O resultado da compressão sobre a porção superior da plataforma causa tração sobre aparte inferior da plataforma. Essa tração faz com que a porção inferior da plataforma se alongue.
Exemplo
Pegue um pedaço de madeira e o coloque sobre dois vasilhames vazios de leite: você acabou de criar uma ponte em viga simples. Agora, coloque um peso de 22,5 kg sobre ela. Perceba como a placa de madeira se entorta. A parte superior está sob a força de compressão, ao passo que a parteinferior está sob a força de tração. Se você continuar colocando cada vez mais peso, vai chegar um momento em que a placa de madeira vai quebrar. Na verdade, a parte de cima irá envergar e a parte inferior irá rachar.
|
Dissipação
Em muitas pontes, são usadas vigas de concreto ou aço para suportar a carga. O tamanho da viga, e especialmente sua altura, controla a distância que essa viga pode atingirsem precisar de uma nova coluna. Ao aumentar a altura da viga, há mais material para dissipar a tração. Para criar vigas bem altas, os projetistas de pontes adicionam redes de apoio, ou tesouras, à viga da ponte. Essa tesoura de suporte adiciona rigidez à viga existente, aumentando bastante sua capacidade de dissipar tanto a compressão como a tração. Assim que a viga começar a comprimir, a...
tracking img