Tipos de pontes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontes

* Estaiada
É um tipo de ponte suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte.
Existem dois tipos básicos depontes estaiadas: no tipo “harpa”, os cabos correm paralelos a partir do mastro, de modo que a altura de fixação do cabo ao mastro é proporcional à distância entre o mastro e o ponto de fixação deste caboao tabuleiro. Já no tipo “leque”, os cabos conectam-se ou passam pelo topo do mastro.
Um exemplo é a Ponte Estaiada Octavio Frias, situada na cidade de São Paulo e que atravessa o Rio Pinheiros. É aúnica no mundo formada por duas pistas estaiadas em curvas (no caso, de 60º) independentes conectadas a um mesmo mastro. Cada uma das duas pistas da Ponte tem um comprimento aproximado de 1000metros, com dois vãos centrais estaiados de 290 metros.

* Pensil
Também chamada pendente, a ponte pênsil ou suspensa pode vencer distâncias ainda maiores que as em arco ou em viga, de até 2.100m. Seutabuleiro é sustentado por cabos de aço cujas forças de tração tendem a aproximar os suportes das fundações. Os cabos são fixos em torres situadas nas extremidades da ponte. É apropriada para grandesvãos livres, pois ela permite máxima leveza e um “peso morto” mínimo.
Um exemplo é a Ponte Hercílio Luz, situada em Florianópolis e com um vão central de 340 metros e uma extensão total de 821metros, sendo a quinta maior ponte pênsil do mundo e a maior da América Latina.

* Arco
Um tipo de ponte feita de aço ou concreto, em forma de arco, ou sustentada por muitos pilares consecutivostambém em arcos. Na antiguidade, era construída geralmente com pedras. O arco é uma forma estável que funciona através de compressão. Toda a pressão sobre o topo do arco é transmitida para o solo, queresiste, reforçando as pedras que formam o próprio arco.
Em 1779, no interior industrial da Inglaterra, apareceu um novo material, o ferro fundido, que acabou substituindo a pedra, único material...
tracking img