Piso intertravado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 
Projeto de Engenharia de Produção 
 
Princípios de Engenharia 
 
 
 
 

“Reciclagem do entulho de construção civil no desenvolvimento de projetos paisagísticos utilizando pisos Intertravado e pavimentação ecológica.” 

 
 
André Breves. 
Huguy Amorim. 
Marcos Claro. 
Mayara Mendonça. 
Wagner de Lima. 
 

1. Introdução 
 
A produção de grandes quantidades deresíduo sólido é um dos principais problemas em cidades de todos os portes. O aumento da população, desenvolvimento econômico e utilização de tecnologias obsoletas têm contribuído para que esta quantidade aumente cada vez mais. A gestão errônea destes resíduos tem causado graves impactos ambientais, sociais e econômicos na região. 
Visando minimizar o descarte do entulho e osimpactos socioambientais, gerenciando esse material e inserindo esses resíduos em projetos paisagísticos. Este projeto busca incentivar a descartar adequadamente o seu entulho produzido, ainda viabilizando uma nova técnica para a execução de uma pavimentação ecológica. 
O entulho proveniente da construção civil é um problema diário que forma uma grande massa de resíduos formada por argamassa, areia, cerâmicas, concretos, madeira,metais, papéis, plásticos, pedras, tijolos e tintas. Transformou-se em um sério problema e os governos dos municípios a muito tempo deveriam ter atentado para esse tipo de problemática, já que a partir de julho de 2004, de acordo com a resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), as prefeituras estarão proibidas de receber os resíduos de construção e demolição no aterro sanitário.Cada município deverá ter um plano integrado de gerenciamento de resíduos da Construção Civil. 
De acordo com a pesquisa internacional realizada pela Civil Engineering Research Foudation (CERF), entidade ligada ao American Society of Civil Engineering (ASCE) dos Estados Unidos, a construção civil é responsável por 15% a 50% do consumo dos recursos naturais extraídos. Em países como o Reino Unido oconsumo de materiais de construção civil é de aproximadamente 6 ton./ano por habitante. O consumo de agregados naturais varia entre 1 e 8 ton/hab por ano. No Brasil, o consumo de agregados naturais somente na produção de concreto e argamassa é de 220 milhões de toneladas. Em São Paulo a areia natural, em sua grande maioria viaja distancias superiores a 100 km, elevando o custo para valores emtorno de R$ 25/m³. A construção civil consome 2/3 da madeira extraída e as florestas não são manejadas adequadamente. No estado do Rio de Janeiro são produzidos por mês 50 mil toneladas de entulho, quanto na cidade de São Paulo produz 16 ton./ semana, onde somente 1% dessa quantidade é reciclada (Levi Torres, 2011) de acordo com o coordenador da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduosda Construção Civil e Demolição, para o primeiro semestre de 2012, o volume de entulho coletado para reciclagem por empresas filiadas subiu de 180 mil metros cúbicos para 270 mil. 
 
 

2. Objetivos 
 
2.1 Objetivos Gerais 
 
Este projeto tem como finalidade a reciclagem do resíduo de construção civil, para a produção de piso intertravado ecológico onde o mesmo pode ser usado em projetospaisagísticos, com aplicação na pavimentação de condomínios, áreas de lazer, e em todos os lugares onde seriam aplicados asfalto e concreto.
 
2.2 Objetivos Específicos 
 
Paisagismo é uma técnica artesanal que procura reconstituir a paisagem natural dentro do cenário devastado pela construção e o nosso objetivo é reciclar estes materiais descartados vindo da construção civil, podendo assim fazer usodo piso Intertravado para projetar o ambiente paisagístico. Neste caso, a nossa inicial proposta seria apresentar um projeto levando em consideração a estética com todos os materiais viáveis, que seriam descartados, reutilizando-os, complementando o ambiente paisagístico, com o intuito de diminuir o entulho e os custos da obra. Apostando na estética, economia e principalmente, na...
tracking img