Projeto sitio do pica pau amarelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Justificativa
É a possibilidade de levar as crianças à riqueza de nossa cultura, criando uma identidade nacional. Inseri-los nos costumes de nosso povo concentrando nossos próprios costumes e os de outras regiões. Vamos entrar agora no mundo encantado do sitio do pica pau amarelo resgatando as cantigas de roda, as brincadeiras cantadas, os brinquedos da época bem como as receitas ejogos folclóricos. Apresentando as crianças o autor dessas maravilhosas historia que encantam gerações em gerações. Mostrar que todos os personagens que fazem parte do sitio estão interligados com o nosso folclore relembrando as situações vivenciadas quando crianças e nos dias atuais como, por exemplo, a vovó Benta nos lembra do aconchego, a Emília a boneca de pano brinquedos antigos, o Visconde oestudioso, Narizinho e Pedrinho a fantasia, inocência, sonhos, encantamento, Tia Anastácia os quitutes receitas diversas tio Barnabé contos e causas, a Cuca os medos, Saci as lendas e outros personagens cada um com sua característica.
Com o projeto Sítio do Pica-Pau Amarelo pode-se valorizar as expressões folclóricas, como forma de preservação do conhecimento popular e resgate da identidadecultural, integrando as diversas áreas de estudo e aproveitando as experiências da criança. Esse trabalho educativo poderá, assim, criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e resinificarem novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais.
O programa "Sítio do Pica-pau Amarelo" surgiu na TV Tupi em julho de 1951 e foi apresentado ao vivo até outubro de 1964.Foram 360 episódios de 40 minutos sem intervalos, exibidos às 19h00 das quartas-feiras. Entre março de 1968 e maio de 1969 o programa foi exibido às 18h30 diariamente pela TV Bandeirante.
Em março de 1977 a Rede Globo passou a apresentar o Sítio. A série era filmada num sítio de verdade, localizado em Barra de Guaratiba, no litoral do Rio de Janeiro. Exibido de segunda a sexta às 17h00,ficou no ar até novembro de 1986. Em 1979, o programa recebeu o prêmio de melhor programa do ano da Organização das Nações Unidas para a Educação.
No dia 12 de outubro de 2001 estreou uma nova versão, também da Globo.As gravações externas são feitas num sítio alugado. O primeiro episódio será No reino das águas claras, que faz parte do livro "Reinações de Narizinho". A data da estreia éuma homenagem ao Dia da Criança,
Existe de verdade um Sítio do Pica-pau Amarelo. Fica em Taubaté, no interior de São Paulo, e pertenceu ao barão de Tremembé, avô de Monteiro Lobato.
O local, cujo nome é Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato, fica num área de 20 mil metros quadrados e tem teatro infantil, biblioteca, fotos e objetos de Monteiro Lobato. A sede foi mantida ealguns cômodos têm móveis que pertenceram à família do escritor. Num pátio do lado de fora há esculturas de vários personagens do Sítio.
1920 (dezembro) 1º Livro publicado. A obra é das mais originais da Literatura infanto-juvenil no Brasil;
1952 – 1962 (03 de julho) Exibida a primeira adaptação para a televisão – TV Tupi, ao vivo, duração de 45 min. a história escolhida para inaugurar o programafoi A Pílula Falante;
1964 - A série é lançada na TV cultura de São Paulo. Ela foi produzida durante seis meses mas não repetiu o sucesso alcançado na TV Tupi;
1967 (12 de dezembro) – o Sítio volta à TV agora pela TV Bandeirantes, a série ganhava o cenário de um sítio de verdade e ganhava um tema de abertura.
A adaptação mais conhecida e exportada para o mundo todo foi a da Rede Globo de 07 demarço de 1977 a 31 de janeiro de 1986, sobretudo para países de língua portuguesa. Os bonecos eram todos brasileiros criados por Rui de Oliveira e Marie Louise Neri. A trilha sonora foi dirigida por Dori Caymmi e era formada por temas essencialmente nacionais, ressaltando a mitologia e o folclore. Destaca-se a música tema da abertura composta por Gilberto Gil, "Sítio do Pica Pau Amarelo“....
tracking img