Parkour -

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – TRIBOS URBANAS

1.1 – Significado das tribos urbanas

As tribos urbanas estão em diversos lugares do mundo, onde é formado por grupos que buscam um grande objetivo, de criar um relacionamento com pessoas de forma amigável que tenham interesse em algo comum, pensam as mesmas coisas, exemplo disso é o modo de se vestir, modo de falar, hábitos, modos de viver e pensamentos.
Nessas tribosoutro ponto a destacar é o comportamento dos integrantes. De qualquer tribo que eles forem sempre prezam entre si a lealdade e o companheirismo, fazendo a pessoa se tornar mais espontâneo e sociável.
Logo todos possuindo o mesmo objetivo geram a possibilidade de formarem uma visão mais ampla do mundo tentando uma forma para compreendê-lo melhor.
Quem criou a expressão de '' tribo urbana'' foio sociólogo francês Michel Maffesoli, onde a partir de 1985 ele utilizou em seus artigos, e logo teve mais sucesso à expressão com a publicação do livro Tempo das Tribos: O Declínio do Individualismo nas sociedades pós-modernas.
Segundo Maffesoli tribos urbanas são agrupamentos semi-estruturados, que constituem por pessoas que se aproximam pela identificação comum a rituais e elementos dacultura que expressam valores, estilos de vida, moda, música e lazer típicos de um espaço e tempo. De acordo com Sarlo, 1997 existem tribos que mostram sua ‘’marca’’ pela ocupação e domínio de certo recorte do espaço urbano – praças, escadas, pistas de skate, etc. – no qual fazem à marca através do graffitti, pichação e presença ruidosa.
A estruturação das tribos ajuda a compreender uma novaexperiência social de formação de jovens e processos de construção de identidade e as relações de alteridade nessa nova fase do desenvolvimento humano.


2 – PARKOUR


2.1 – A origem

Surgiu na França na década de 80, por David Belle, que utilizou os ensinamentos de seu pai, que foi um dos combatentes na Guerra do Vietnã, onde ele já utilizava algumas técnicas do Parkour na guerra, porém não tinhaesse nome ainda. Então David aprendeu e adaptou as técnicas e batizou de Le Parkour.
David com o passar do tempo treinava cada vez mais, e sempre com muita dedicação e tempo conseguiu reunir pessoas para ser praticantes desse tipo de esporte.
A palavra de origem francesa que significa o percurso ou trajeto, onde podem se entender diversas maneiras, como um esporte, uma arte, uma filosofia, ondea designação mais coerente é um esporte radical urbano, porém pode ser praticadas em qualquer ambiente, desde campos, fazendas, casas, edifícios, ruas entre outros.
Segundo o fundador David Belle, o espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência. Você deve mover de tal maneira, com quaisquer movimentos, paraajudá-lo a ganhar a maior vantagem possível de alguém ou em alguma coisa, quer seja escapando daquilo ou caçando em direção a isso.
Como principal objetivo o deslocamento rápido e a ultrapassagem de obstáculos de uma forma suave e eficaz sem nenhum outro recurso que não o próprio corpo. Assim, havendo um confronto hostil com alguém, às opções é conversar, lutar ou esquivar. Assim como as artes marciaisé uma forma de treinamento para a luta, parkour é uma forma de treinamento para a fuga. Devido à dificuldade em categorizá-la, os praticantes frequentemente colocam-na em sua própria categoria: "Parkour é Parkour".






2.2 – O grupo


As pessoas que fazem parte desse grupo são chamadas de traceurs (masculino) e traceuse (feminino).
Algumas pessoas vêem obstáculos já os traceurs vêemnovas oportunidades para desenvolver saltos, movimentos diferentes e originais. A exemplo disso, pode se saltar de um muro de qualquer maneira, mas pode faze-lo de forma diferente,natural e até bonita, Isso se traduz em treinamento de habilidades como escaladas, pulos, equilíbrio, corrida em infinitas possibilidades de combinações utilizando apenas o corpo como ferramenta, e sempre visando a...
tracking img