Projeto pedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE NO BRASIL
- PANORAMA, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS –

Prof. Dr. Victor Andrade de Melo[1]

Universidade Federal do Rio de Janeiro- EEFD-

RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama da estruturação da Educação Física, procurando apresentar: a) de que forma tais estudos têm sido desenvolvidos no decorrer do tempo (uma breveabordagem da história da História da Educação Física e do Esporte); b) como na atualidade nacional e internacional tem se apresentado a estruturação de tais estudos; e c) os problemas que temos encontrado nesse desenvolvimento. Ao final, tento apontar algumas perspectivas e propostas, tendo claro que tal tarefa deve ser desenvolvida com cuidado extremo, para que não se confunda com um exercícioirresponsável de futurologia.

Palavras-chaves: História da Educação Física; História do Esporte

Na historiografia brasileira ainda não são usuais os estudos que se dedicam a discutir profunda e especificamente as peculiaridades do Esporte e da Educação Física. Mais ainda, aparentemente esses dois objetos não têm sido considerados como relevantes para a compreensão de nossa sociedade; ao contráriode outros países, onde o Esporte já ocupa significativo espaço nos meios acadêmicos. Podemos perceber isto, por exemplo, na História Social Inglesa, onde tem sido considerado um importante objeto de estudo devido a grande dimensão que tem assumido na estrutura social e cultural[2]. Este destacado papel tem inclusive há algum tempo atraído a atenção e conduzido a cuidadosas reflexões de renomadosintelectuais, como Eric Hobsbawn[3], um dos mais importantes historiadores ingleses vivos.
No Brasil, contudo, ainda (ou já) estamos dando os primeiros passos no sentido de tornar mais estruturado um grupo de pesquisadores interessados nos estudos históricos ligados à Educação Física e ao Esporte. Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama desta atual estruturação, procurando apresentar:a) de que forma tais estudos têm sido desenvolvidos no decorrer do tempo (uma breve abordagem da história da História da Educação Física e do Esporte); b) como na atualidade nacional e internacional tem se apresentado a estruturação de tais estudos; e c) os problemas que temos encontrado nesse desenvolvimento. Ao final, tento apontar algumas perspectivas e propostas, tendo claro que tal tarefadeve ser desenvolvida com cuidado extremo, para que não se confunda com um exercício irresponsável de futurologia.
Qual e como tem sido construída uma possível legitimidade acadêmica para a História da Educação Física e do Esporte no Brasil? Como têm se desenvolvido os estudos históricos em nossa área? Não se pode dizer que tais questionamentos sejam novidades. De alguma forma, mesmo que nãoexplicitamente, têm sido discutidos nos Encontros Nacionais[4] e outros espaços dedicados a discutir a História da Educação Física e do Esporte no Brasil[5].
Tais questionamentos se ligam diretamente a discussões em torno da qualidade de nossa produção, de sua 'validade' para a compreensão da Educação Física e do Esporte brasileiro, de sua 'utilidade' para a compreensão da sociedade brasileira e doespaço que temos construído. Discussões fundamentais para que possamos 'correr o risco' de levantar perspectivas; indicadores para sugerir direcionamentos para nossa atuação, na busca de torná-la mais adequada.
Este artigo, logo, não carrega em si a pretensão da originalidade absoluta. É, na verdade, a adequação de três outros artigos que escrevi, buscando possíveis perspectivas a partir dacompreensão do atual momento de nossos estudos. Inicialmente procurei perspectivas em compreensões ligadas à história de nossa História[6]. Posteriormente, busquei aprofundar tais compreensões historiográficas[7]. Finalmente, procurei traçar paralelos entre nosso 'movimento' e o desenvolvimento internacional da História da Educação Física e do Esporte[8]. Neste artigo, objetivei desenvolver uma...
tracking img