Projeto parque urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO PARQUE URBANO






















PARQUE MÃE BONIFÁCIA, CUIABÁ – MT.






Área de estudo
A cidade de Cuiabá deve sua origem à exploração do ouro nos rios da região no
ínicio do século XVIII, se constituindo a partir das lavras, criando um traçado sem plano com ruas estreitas e tortuosas. A localização no interior do continente deixou a cidade durantemuito tempo a margem do movimento capitalista realizado sobre a vida urbana, acontecendo de forma acelerada e desorganizada somente a partir das décadas de 1960\70. Atualmente a cidade de Cuiabá conta com aproximadamente 700 mil habitantes sendo um pólo das atividades econômicas da região através de suas indústrias e comércio. A macrozona urbana da cidade de Cuiabá, MT, com 252 km2, localizada noCentro Geodésico da América do Sul, está situada na zona intertropical do Planeta, com clima do tipo Aw, segundo a classificação de Köppen, identificado prioritariamente pela temperatura, apresentando duas estações bem definidas, uma seca, de abril a outubro, e outra chuvosa, de novembro a março, com médias entre 28 °C e 32 °C.
A pluviosidade média anual fica em torno de 1500 mm, concentrada naestação chuvosa. A concentração das chuvas produz na região grandes contrastes ao longo do ano nas superfícies vegetadas, apresentando nos períodos de secas, alto risco de queimadas, favorecendo uma modificação periódica espacial e temporal no albedo e na umidade do solo e, conseqüentemente, na variabilidade dos processos físicos da atmosfera da região. A cobertura vegetal da área urbana éconstituída por remanescentes de cerrado e matas ciliares, formando um verdadeiro cinturão em torno da área urbana de Cuiabá.
Como forma de se preservar uma grande área de cerrado preservado da zona urbana da cidade, lugar outrora ocupado por um quilombo, foi criado em 2000 o primeiro parque urbano do estado do Mato Grosso, o Parque da Cidade Mãe Bonifácia. Segundo a lenda da região, Mãe Bonifácia era umavelha negra que controlava a entrada dos escravos foragidos no quilombo.
A existência de uma grande área preservada do cerrado original na região central da
Cidade de Cuiabá tem explicação no fato de que, a apartir da década de 1970, esta esteve sob aguarda do Exército Brasileiro, servindo como espaço de treinamento militar. O Parque ocupa uma área de 77 ha numa região de grande expansão deempreendimentos imobiliários.


Parque Mãe Bonifácia - Lazer e Saúde em Cuiabá O parque Mãe Bonifácia é um parque urbano localizado no município brasileiro de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. O parque foi inaugurado em dezembro de 2000 e está localizado na Avenida Miguel Sutil, em uma área de 77 hectares.
Seu nome deu-se em homenagem a uma curandeira, escrava refugiada, conhecida por MãeBonifácia. Além do curandeirismo, Mãe Bonifácia controlava o acesso ao quilombo (a área era habitaba por quilombolas). O parque possui cinco trilhas e cinco postos com equipamentos de ginástica, mirante, centro de educação ambiental e praça cívica.
No local, pode-se ver a vegetação típica do cerrado, especialmente na época de florada, que ocorre por volta de agosto. Os visitantes também podem veralguns habitantes do cerrado, como o sagüi e outros pequenos primatas que vivem cruzando as trilhas do parque.
Além das atrações naturais, o parque também é o centro de várias atividades sociais e lazer, promovidas por empresas, ONGs e entidades estatais.
Localizado na Av. Miguel Sutil - Zona Oeste - a 10 minutos do Centro de Cuiabá. Funciona de 2ª a 2ª das 06 às 18h.

A cobertura vegetal doParque é formada por mata ciliar e cerrado, servindo de abrigo a diversas espécies da fauna silvestre. Além do córrego que lhe empresta o nome, o
Parque é também cortado pelo córrego do Caixão, na divisa leste, formando uma grande área de alagamento na sua região central.
A infra-estrutura do Parque é constituída por cinco trilhas, pontos de convívio como a
praça da bandeira, a praça cívica...
tracking img