Parque marinha do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Projeto do Parque Marinha do Brasil em Porto Alegre

Alexsandra Coelho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Resumo: Trata-se por analisar a construção do Parque Marinha do Brasil nos anos 1970, estabelecendo uma relação entre os planejamentos urbanos para a região na qual o Parque foi construído – a Praia de Belas, localizada na orla sul da cidade. A implantaçãodo Parque Marinha do Brasil fez parte de um contexto específico de políticas urbanas em relação às áreas verdes da segunda metade do século XX, estando diretamente atrelada à história dos projetos para a orla sul de Porto Alegre, na medida em que, a intenção de estabelecer maior integração entre a cidade e a natureza nesse espaço específico se remete a períodos anteriores e motivou os planejamentosurbanos contemplando a região da Praia de Belas.

Palavras-chave: Parque Marinha do Brasil, Projeto do Parque Marinha do Brasil, Porto Alegre

1 INTRODUÇÃO
Porto Alegre inaugurou, em 1978, uma área verde de dimensões inéditas que propôs ser o parque metropolitano. Este foi o Parque Marinha do Brasil.
Organizado entre movimentos em prol de uma maior humanização da cidade, contrapondo-se àdifusão do concreto. Os espaços de natureza mantiveram-se,
portanto como referência de saúde e de bem-estar urbano reivindicados pela
população.
O Parque Marinha estava condicionado por fatores que remeteram a períodos anteriores a sua implantação, na medida em que estava inserido em um local que havia sido contemplado em planos urbanos desde 1914, a orla da Praia de Belas.
A região, que haviasido de interesse do poder público representado pelos planejadores urbanos, na medida em que estes vislumbraram as possibilidades urbanas inexploradas, as quais tiravam vantagem da vista direta ao Guaíba e de amplos espaços para a implantação de parques e jardins, foi projetada em todos os planos urbanos de 1914 aos anos 1970 para tornar-se um local no qual a cidade se integraria à natureza.Assim, objetivou-se problematizar as condições através das quais o Parque foi projetado no que se remete às particularidades da cidade de Porto Alegre durante o período no qual este foi implantado, sem deixar de situá-lo enquanto parte integrante das políticas urbanas elaboradas anteriormente para a região onde foi construído.
A análise visa o Parque Marinha do Brasil inserido no contexto específicodo período da sua construção.
2. O PROJETO RENASCENÇA
O Projeto Renascença fez parte dos planos de urbanização de Porto Alegre e um dos seus objetivos foi destinado a tratar da Praia de Belas, que tinha por diretrizes explorar a região e proporcionar um espaço com características inovadoras. Dentre um dos mais amplos planos de diretrizes da cidade e parte do planejamento urbano dos anos 1970, oProjeto Renascença condicionou o local e implementou modificações.
Em 1970, todo o terreno situado entre a Avenida Borges de Medeiros e o Guaíba na extensão da Avenida Ipiranga ao estádio do Spot Club Internacional foi destinado ao Parque Marinha do Brasil. Em 1974, o Grupo de Empreendimentos Imobiliários Maguefa respondeu pela posse da área e a pôs à venda através de concorrência pública.Segundo Anita Silva de Souza:
“A partir de meados da década de 1960 investimentos públicos realizados através do Banco Nacional de Habitação ativaram o mercado imobiliário brasileiro, iniciando um processo de procura por novos espaços urbanos para a implantação destes recursos. Isto gerou uma pressão pela ocupação e desenvolvimento de áreas urbanas até então desocupadas, assim como a liberação deáreas ocupadas irregularmente ou consideradas sub-utilizadas (por exemplo, residências unifamiliares, localizadas em áreas valorizadas, passam a ser ocupadas por grandes edifícios).”
Este contexto insere no Projeto Renascença (1975) a construção do Parque e das demais inovações no local. Através de políticas voltadas para a área, esta foi dividida em cinco setores: o bairro Menino Deus, a Azenha,...
tracking img