Projeto para ensino de libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO EM LÍNGUA DE SINAIS (LIBRAS)



Prof. Paulo Henrique Calvo









PROJETO
MÃOS EM MOVIMENTO











Barreiras-BA
2012




1 Apresentação

O presente instrumento tem como base um modelo para plano de aula que visa subsidiar e intermediar o processo de aprendizado da língua de sinais pelo aluno ouvinte, desenvolvendo os aspectos essenciais para oprocesso de aprendizagem.
Sabendo-se que um dos maiores desafios da pessoa com deficiência é o resgate de sua cidadania, e este projeto prima como instrumento principal a concretização dessa cidadania, dando oportunidade as pessoas ouvintes de entrarem no contexto cultural e realidade vivenciadas pelo surdo .
A pessoa com surdez utiliza-se da Libras[1] e faz isso com o uso de “signosrepresentativos” que são sinais correspondentes a palavra ou expressão utilizada na língua portuguesa, também utiliza-se classificadores ou marcações não manuais para ilustrar formas ou características diversas, dessa maneira pode expressar suas ideias naturalmente. Acredita-se que à medida que o surdo passa a expor seus sentimentos, evidência-se a relação espontânea da sua vivencia com o mundo que ocerca, e nós como ouvintes[2] estamos inseridos nesse universo e compreender a língua de sinais faz a palavra inclusão adentrar em nosso vocabulário.
A inclusão é diferente de integração, onde esse surdo está presente no mesmo ambiente, porém isolado de socialização. Uma empresa inclusiva é aquela que além de integrar o surdo no seu ambiente de trabalho também promove sua socialização por meio dacomunicação com o mesmo.

2 Objetivos Geral

Apresentar a Língua de Sinais as pessoas( professores, funcionários e interessados) para que venham a entender e se comunicar com a pessoa com surdez seja na rua, hospitais, igrejas, comércios, bancos etc.


2.1Objetivos Específicos:

Promover ações de defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência e de conscientização de seus deveresde cidadania, ensino da Libras.
Organizar, orientar a aquisição de formas de comunicação com a pessoa com surdez.
Utilizar materiais didáticos e pedagógicos ao orientar o aluno dando suporte metodológico didático.
Incentivar a participação dos amigos, familiares, membros da comunidades a interagir com a pessoa surda, fortalecendo a relação da vida em sociedade;
Proporcionar conforme a demandao ensino de Libras e de códigos específicos de comunicação, classificação e sinalização


3 Referencial Teórico

A convenção de Guatemala internalizada à Constituição Brasileira pelo Decreto 3956/2001, no seu artigo define deficiência como uma restrição física, mental ou sensorial de natureza permanente ou transitório que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividade da vida diária,causada ou agravada pelo ambiente econômico e social.
A Constituição Federal de 1988 legislou sobre o direito de todos os alunos, inclusive aqueles com NEEs( Necessidades Educacionais Especiais) na escola comum (Brasil, 1988). Além disso, de acordo com a Declaração de Salamanca (Brasil, 1994), as escolas regulares são consideradas os meios mais eficazes para combater a discriminação, dandoênfase a construção de uma educação inclusiva, igualdade de direitos e compromisso de todos. Partindo desse principio de escola inclusiva, necessitamos de uma sociedade inclusiva que respeite seus cidadãos seja qualquer sua etnia, credo ou classe social. A aquisição da Libras vem de encontro com esse principio dando ao surdo condições de usar sua língua para se comunicar abertamente não sendoconstrangido.

4 Metodologia

Para desenvolver este projeto de ensino, será ofertado pelo professor o uso de seu conhecimento adquirido na língua de sinais, de preferência com uma pessoa da comunidade surda em conjunto para o ensino e aprendizagem significativo, onde o surdo entrara com a parte de sinais e a outra parte referencial teórica pelo professor ouvinte, as aulas serão oferecidas em um...
tracking img