Projeto ensino da libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de ensino da Libras:

Ensino da Libras ao público ouvinte. |

Instrutores:
Luciana Pimentel e Darkson Saraiva.

Campina Grande-PB

Justificativa

Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) no atendimento ao público surdo é extremamente importante, pois se hoje falamos tanto em inclusão, nada mais justo e necessário desenvolver um projeto que realmente justifique a palavrainclusão no que concerne capacitação de pessoal para atendimento . Tal linguagem traz em seu contexto toda uma adaptação para que os deficientes auditivos possam se integrar na sociedade, não sendo mais excluídos de alguns de grupos tais como: igrejas, instituições de ensino e áreas de lazer por possuírem uma deficiência e existirem poucas pessoas capacitadas para lidarem com tal. As pessoas que nãopossuem este tipo de deficiência, mas estão ligadas á portadores da mesma, procuram libras para poderem atender e fazer parte deste universo tão lindo que é o da linguagem gestual.
LIBRAS, ou Língua Brasileira de Sinais, é a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade. Como língua, esta é compostade todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim,
os requisitos científicos para ser considerada instrumental lingüístico de poder e força. Possui todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e demanda de prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua. Foi na década de 60 que aslínguas de sinais foram estudadas e analisadas, passando então a ocupar um status de língua. É uma língua viva e autônoma, reconhecida pela lingüística. Pesquisas com filhos surdos de pais surdos estabelecem que a aquisição precoce da Língua de Sinais dentro do lar é um benefício e que esta aquisição contribui para o aprendizado da língua oral como segunda língua para os surdos.


os requisitoscientíficos para ser considerada instrumental lingüístico de poder e força. Possui todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e demanda de prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua. Foi na década de 60 que as línguas de sinais foram estudadas e analisadas, passando então a ocupar um status de língua. É uma língua viva e autônoma, reconhecida pela lingüística.Pesquisas com filhos surdos de pais surdos estabelecem que a aquisição precoce da Língua de Sinais dentro do lar é um benefício e que esta aquisição contribui para o aprendizado da língua oral como segunda língua para os surdos.


Os estudos em indivíduos surdos demonstram que a Língua de Sinais apresenta uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, que esta se organiza nocérebro da mesma maneira que as línguas faladas. A Língua de Sinais apresenta, por ser uma língua, um período crítico precoce para sua aquisição, considerando-se que a forma de comunicação natural é aquela para o qual o sujeito está mais bem preparado, levando-se em conta a noção de conforto estabelecido diante de qualquer tipo de aquisição na tenra idade, ou seja, esta linguagem pode ser ensinada e paraos mais novos (crianças) trazendo em seu contexto as noções básicas.
Tomar esta iniciativa de apresentar é muito gratificante, fase de construção de identidade, possibilitando assim afastar desde o início parte dos preconceitos existentes em nossa sociedade no que concerne a cultura surda.

Objetivo Geral

A LIBRAS, desmistifica o paradigma da língua inglesa e espanhola e se infiltracomo processo de inclusão na área da educação como forma de ensino aprendizagem permanente dentro de uma sociedade democrática.
O conteúdo abrangente é de suma importância para os profissionais da educação, pois o educando necessita de informações concretas e significantes para seu desenvolvimento durante o percurso. Este professor como segundo mediador terá que diagnosticar individualmente os...
tracking img