Projeto para aulas de teatro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA
“THEAOMAI : OLHAR COM ATENÇÃO, PERCEBER, CONTEMPLAR, ISTO NÃO SIGNIFICA VER NO SENTIDO COMUM, MAS SIM TER UMA EXPERIÊNCIA INTENSA, ENVOLVENTE, MEDITATIVA, INQUIRIDORA, A FIM DE DESCOBRIR O SIGNIFICADO MAIS PROFUNDO(...)”
(Theological Dictionary of the New Testament vol.5:pg.315,706)

JUSTIFICAITVA
O Teatro tem importância fundamental na educação. É extremamente eficaz para um maiordesenvolvimento de habilidades das crianças e se mostra eficiente em inúmeras outras disciplinas, pois pode e deve estar intimamente relacionado com diversas áreas pedagógicas, estimulando o universo de vocabulários, a memorização, a socialização, a coordenação, a criatividade entre outros aspectos.
OBJETIVOS
- Implantar, através de aulas de teatro, diferentes níveis de jogos dramáticos, de expressão e deimproviso;
- Desenvolver uma consciência de unidade;
- Promover percepção de si mesmo e de situações do dia a dia;
- Oportunizar atividades de integração e concentração;
- Trabalhar a confiança, criatividade, exploração dos três planos integração e percepção.
PROPOSTA DE TRABALHO
Existem exercícios muito importantes para o desenvolvimento do aprendizado que mais se parecem com brincadeirasdivertidas e prazerosas, o professor deve apenas ter sensibilidade para selecionar a “brincadeira” que corresponda ao objetivo do dia, que pode ser: desenvolver a atenção, a memória, a percepção do espaço, o senso de ritmo etc.
Algumas dinâmicas são: “Quebra-gelo” que se destina a apresentação e integração dos participantes, “Mapeando o corpo”, na qual os participantes reconhecem o próprio corpo apartir do corpo do outro, exercitam os movimentos corporais um dos alicerces da atuação teatral, os “Jogos de Aquecimento” tem como objetivo aquecer, elevar a energia e remover a distração dos participantes, “Jogos de Movimento Rítmico” propiciam que os jogadores se tornem conscientes do movimento corporal, “Caminhadas no Espaço” permitem aos jogadores a (re)descoberta ou (re)familiarização do espaçoda sala de aula, além de criar uma consciência sensorial.
A seguir, alguns jogos para quebra-gelo:
CACHORRO E GATO CEGO
MATERIAL: Lenços
Organizando os alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Venda-se os olhos de ambos, toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros alunos para o centro, formando outrasduplas para continuar a brincadeira.

COMER A MAÇÃ
MATERIAL: Maçã
Organizados em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas. Ao sinal, procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.
 
ESTALINHO
Os alunossentados, numerados seguidamente formando um círculo. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes palmas e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra esquerda.
O primeiro aluno deve estalar os dedos da mão direita e dizer seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente, a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quemerrar e quem chamar o número que já saiu, sairá do jogo.

MARCHA DOS JORNAIS
Organizados em fileiras sobre a linha de partida, munidos de 2 folhas de jornal, pisando sobre uma e segurando a outra. Paralela à linha de partida, troca-se a de chegada a 10 m aproximadamente da primeira.
Ao sinal, os alunos colocam no chão à sua frente a folha de jornal que seguram e passam sobre ela. Em seguida apanham afolha que ficou atrás e colocam-na a sua frente e repetem a ação anterior. Assim prossegue o jogo passando alternadamente sobre uma folha e outra até o fim do percurso. Vencerá o aluno que atingir a linha de chegada em primeiro lugar.

Jogos para serem utilizados em aquecimentos:

RODA DE RITMO E MOVIMENTO
Forma-se um círculo com os participantes; um deles vai ao centro e executa um movimento...
tracking img