PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
MARKETING
1º SEMESTRE



MARCELINO MACEDO MELO - RA 425933
MARILTA DE FIGUEIREDO E SILVA - RA 425924
PATRICIA GENNINGS – RA 431547






PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO – ETICA PROFISSINAL
PROFESSOR-TUTOR EAD (JULIANA MARINELLI UCHIDA)
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL (JOSE CARLOS SANTOS)Manaus, 18 de Maio de 2013

1. INTRODUÇÃO
Na filosofia clássica, ética era o ramo de estudos do melhor modo de se viver em uma sociedade. Alguns filósofos defendiam até, que todo o ser humano já nascia com o conceito de ética embutido, um instinto da nossa essência do que é certo ou errado. A ética por muitas vezes é confundida com moral. Para eles a moral tratava-se de comportamento dentro dasociedade. Comportamentos influenciados pela cultura, religião, ou até mesmo o clima.
Ética não é uma lei, mas a lei tem como base em princípios éticos. O cidadão brasileiro parece-nos que em grande parte esqueceu ou optou por distanciar-se de "valores formadores". Todos os dias nos telejornais nos depararam com várias notícias Brasil afora, escândalos de vários tipos surgem a cada dia. O povofica perplexo com os novos acontecimentos em desrespeito ao cidadão. Nada escapa da ganância e interesses dos mais poderosos. Essa falta de ética engole vorazmente os interesses do povo. Somos assolados por diversos males sociais. Qual o custo de se perder a credibilidade?
Devemos observar o conjunto de princípios morais no exercício de cada profissão. Os valores morais que cada indivíduo deveseguir para o convívio social e um convívio empresarial. A ética não tem grau: ou eu tenho ou não tenho decência, ou eu penso ou não penso direito. No geral a tendência e o entendimento sobre a ética estão fundamentados no "fazer o bem", outra ação fora disso, poderá ser considerada antiético. Ética envolve, portanto comportamento moral, conflito de interesses.
Ética é o conjunto de valores eprincípios que utilizamos para responder as três grandes questões da vida: Quero? Devo? Posso? Geralmente são definidas através de princípios da sociedade, religiosos ou não, normatizações. Até que seja introjetado em cada indivíduo, se construindo dentro de cada um.
Ética não é como as pessoas são, e sim como elas agem diante de cada situação. Qual a reação mais adequada? Afinal, o que guia nossasdecisões pessoais? Quais os dilemas que temos que enfrentar para que possamos ser éticos? Não é uma escolha fácil e simples. É sempre uma escolha pesada, pois por vezes temos que escolher tomarmos decisões cujo dilema envolve duas posições, em que ambas tem qualidades e defeitos, ou ambas tem qualidades. Por isso não se trata de escolha simples, pois qualquer lado será muito complicado, abrindo mãode pontos importantes. O interesse do dilema ético é onde não tem mais regra. Você não pode dizer: O certo é isso.
A ética está no cotidiano das pessoas, quando você escolhe se passa ou não um sinal fechado, ou se frauda ou não uma conta. Você está sendo antiético. Você está indo contra certos princípios que não gostaria que violassem em relação a você. A maior parte das pessoas acha que sabemo que é certo ou errado, mas entram em dilemas éticos quando são dois valores importantes que se contrapõem. Não existe ética absoluta, existem valores que foram apresentados por muito tempo, valores que são para todo mundo.
Mas no correr do século XX ficou muito difícil manter isso. A gente foi percebendo que existe uma diversidade muito grande de costumes, de crenças, de convenções. A genteestá aprendendo a viver nas diferenças, está aprendendo a respeitar os valores diferentes de outras pessoas e isso é muito positivo. Não basta dizer que os meus valores são estes ou aqueles. Os valores podem deixar de ser universais - os mesmos para todo o mundo - mas há uma palavra chave para os valores, que é a reciprocidade: Os valores que eu escolho tem que ser recíprocos, isto é, os direitos...
tracking img