Projeto multidisciplinar de auto aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Superior Tecnologia em Logística
Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II
(Relatório Parcial)

Semestre: 4º

Polo Taboão Da Serra

Tutor Presencial: Isabel Alvanete

Nome e RA:

Bruna C. Franco Rasquinho – RA 3319532266
Bruno José De Maria – RA 2334425760
Givanildo Pereira de Sousa – RA 3357573464
Paulo Cesar de Araujo –  RA 3333548639

Tema: Terceirização Logística

I.Apresentação

O Trabalho foi realizado em conjunto com os cinco integrantes do grupo, na matriz de um operador logístico, localizado em Cotia, região da grande SP.
Nosso Objetivo era entender a dinâmica do segmento de atuação versus os processos executados na área administrativa e operacional, para atendimento das demandas dos clientes que buscam a terceirização dos processos /Atividades logísticas.Aplicamos um questionário com perguntas abertas e fechadas cujos resultados demonstraram que a empresa em questão, possui uma ótima cadeia logística e uma grande flexibilidade operacional (Horários de Atendimento, Quantidade de colaboradores, espaço para armazenagem, frota de veículos.) com isso podemos analisar a importância da logística para pequenas e médias empresas de diversos segmentosprincipalmente ao perfil analisado.
Conseguimos enxergar o grau de exigência de diversos consumidores x qualidade na prestação de serviços logísticos de um operador. Também entendemos o porquê muitas empresas optam em terceirizar suas operações e porque esta é uma tendência do Mercado atual para algumas empresas.
O Conceito de terceirizar ocorre até mesmo dentro do próprio operador logístico, ou seja,isto faz com que cada setor enfoque em seu “core business”, assim não ocorrendo desperdícios de tempo nas operações, o fator primordial para o sucesso das operações, uma vez que o objetivo da logística é reduzir o tempo para abastecimento com qualidade nos serviços prestados.

Principais razões para Terceirização

Fonte: http://www.fonsi.com.br/predialservice/porque_terceirizar.html


II.Desenvolvimento do Trabalho

2.1. Dados Sobre a Empresa e Pesquisa

Logotipo da Empresa

A Empresa pesquisada foi a Logfahion Armazenagem e Transporte de produtos LTDA, localizada na AV. João Paulo Ablas 1.100, Jardim da Glória, Cotia, SP. Operador logístico do segmento têxtil que terceiriza diversas categorias de operações, conforme necessidade pontual dos clientes.

AtividadesRealizadas:

* Recebimento de Produtos.
* Armazenagem.
* Picking e Distribuição.
* Expedição de Mercadorias.
* Etiquetagem de Produtos.
* Entregas em Todo Brasil.
* Operações Inbound e Outbound.
* Operações InHouse e OutHouse.
* Controle de Estoques de produtos.
* Operações para Auxilio das áreas de marketing e visual merchandising.

A empresa possui atualmente 50colaboradores efetivos e 150 terceirizados / quarteirizados, para suprir as sazonalidades dos clientes e do próprio operador.

Perguntas realizadas ao Proprietário da Empresa: Sr.José Antonio:

1) De onde se originou se a ideia de montar um operador logístico?
J.A: Trabalhava na área de logística de uma empresa, e enxergava diariamente a dificuldade que a empresa tinha em certos momentos quando anecessidade de produção era maior que a capacidade interna da empresa. Comecei a enxergar o quanto a empresa poderia estar perdendo de faturamento por conta desta deficiência. As coisas ao final acabavam acontecendo de uma maneira ou de outra, mas no final o custo da produção e o tempo elevado para produção acabavam sempre perdendo venda, e assim que sai desta empresa esta foi minha ideia.

2) Porquea terceirização recebeu um enfoque maior nos últimos tempos?
J.A: Analisando os segmentos que atendo, vejo uma ascensão da classe C, e consequentemente as demais classes consumidoras passaram a ser mais exigentes nas questões de Qualidade do produto e diferencial de atendimento. Hoje com esta guerra acirrada entre os mercados, a logística se torna um diferencial, ou seja, aquele que tiver o...
tracking img