Projeto minix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
       O seu desenvolvimento começou como um projeto particular, inspirado pelo interesse de Linus no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum. Ele limitou-se a criar, nassuas próprias palavras, "um Minix melhor que o Minix" ("a better Minix than Minix"). E depois de algum tempo de trabalho no projeto enviou a seguinte mensagem (adaptada) para a lista de discussão dominix:

       “Você suspira por melhores dias do Minix-1.1, quando os homens eram homens e escreviam seus próprios “device drivers”? Você está sem um bom projeto em mãos e está desejando trabalharnum S.O. que possa ser modificado de acordo com suas necessidades? Está a achar frustrante quando tudo funciona no Minix? Chega de noites ao computador para conseguir que os programas funcionem? Entãoesta mensagem pode ser exatamente para você. Como eu mencionei há um mês, estou trabalhando numa versão independente de um S.O. similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está, finalmente, próximodo estado em que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você espera), e eu estou disposto a disponibilizar o código-fonte para ampla distribuição.”

       No início da década de 1990, aAT & T vendeu o código UNIX para a Novell. Além disso, outros tinham comerciais, tais como códigos UNIX Digital. Em 1995, a Novell vendeu parcialmente alguns dos direitos do código UNIX à SantaCruz Operation. Em 2000, Santa Cruz Operações, vendeu o UNIX (código) para Caldera Systems, que mudou seu nome para SCO. Esta empresa não estava interessada em desenvolver o código UNIX, mas procurouuma ação judicial contra os fabricantes e distribuidores Linux alegando que esse fosse um sistema operacional falsificado do Unix. Embora o Linux fosse semelhante ao Unix, não continha qualquer parteoriginal do kernel que o UNIX possuía. Em 2007, a SCO perdeu um grande processo judicial em que o tribunal afirmou que o Linux não era propriedade da SCO. Devido a este veredito, a SCO não tem nenhuma...
tracking img