Projeto luminotecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Érica Lima

Projeto Luminotecnico

Trabalho sobre: Espectro da Luz

São Paulo
2011

A história da iluminação

1. Introdução

O homem sempre tentou aproxima-se de sua alma adorando a luz do sol ou da lua. Ao dominar o fogo, acendendo fogueiras, deu-se início a história da iluminaçãoartificial. Até hoje a luz é um símbolo de espiritualidade e misticismo.
O homem primitivo deixou suas marcas nas cavernas escuras com o auxílio de tochas e, através de seus rituais e lendas, a luz funcionou como elemento teatral. O fogo acompanhou a magia dos sacerdotes no início da história, dando-lhes mistério e teatralidade dramática. Portanto, a melhor forma de se estudar a história da iluminaçãoé através do teatro.
A luz natural foi usada no teatro pelos gregos. Basta examinar a estrutura da dramaturgia da Grécia para perceber como o drama acompanha o caminho do sol, do leste para o oeste. As peças foram escritas em harmonia com o ritmo da luz e seus anfiteatros projetados com o mesmo objetivo.

O que é Luz?

Uma fonte de radiação emite ondas eletromagnéticas.
Elas possuemdiferentes comprimentos, e o olho humano é sensível a somente alguns. Luz é, portanto, a radiação eletromagnética capaz de produzir uma sensação visual. A sensibilidade visual para a luz varia não só de acordo com o comprimento de onda da radiação, mas também com a luminosidade.
A curva de sensibilidade do olho humano demonstra que radiações de menor comprimento de onda (violeta e azul) geram maiorintensidade de sensação luminosa quando há pouca luz (ex. crepúsculo, noite, etc.), enquanto as radiações de maior comprimento de onda (laranja e vermelho) se comportam ao contrário.

Luz e Cores

Há uma tendência em pensarmos que os objetos já possuem cores definidas. Na verdade, a aparência de um objeto é resultado da iluminação incidente sobre o mesmo. Sob uma luz branca, a maçã aparenta ser decor vermelha, pois ela tende a refletir a porção do vermelho do espectro de radiação absorvendo a luz nos outros comprimentos de onda. Se utilizássemos um filtro para remover a porção do vermelho da fonte de luz, a maçã refletiria muito pouca luz parecendo totalmente negra. Podemos ver que a luz é composta por três cores primárias.
A combinação das cores vermelha, verde e azul permite obtermos obranco. A combinação de duas cores primárias produz as cores secundárias - magenta, amarelo e cyan. As três cores primárias dosadas em diferentes quantidades permite obtermos outras cores de luz. Da mesma forma que surgem diferenças na visualização das cores ao longo do dia (diferenças da luz do sol ao meio-dia e no crepúsculo), as fontes de luz artificiais também apresentam diferentes resultados.As lâmpadas incandescentes, por exemplo, tendem a reproduzir com maior fidelidade as cores vermelha e amarela do que as cores verde e azul, aparentando ter uma luz mais “quente”.

Espetro Eletromagnético

O espetro eletromagnético esta visível, pois, limitando pelo extremo pelas radiações infravermelhas (de maior comprimento da onda) e, no outro pelas radiações ultravioletas (de comprimento daonda).
O espectro eletromagnético (conjunto de ondas eletromagnéticas - fig. 1.5) apresenta vários tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, radiação infravermelha, luz (radiações visíveis), ultravioleta, raios X e raios gama. As ondas diferem entre si pela frequência e se propagam com a mesma velocidade da luz no vácuo.

[pic]
Fig. 1.5 Espectro eletromagnético mostrando afaixa da luz visível (a figura não está em escala) No espectro eletromagnético o domínio correspondente à luz é:

f = 8,35 x 1014 Hz que corresponde a = 3,6 x 10-7 m (cor violeta), até f = 3,85 x 1014 Hz que corresponde a = 7,8 x 10-7 m (cor vermelha).
Espetro visível

Examinando a radiação visível, verificamos que, além da impressão luminosa obtemos também a impressão de cor. Esta...
tracking img