Projeto integrador financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO GERAL
Construção de um protótipo de máquina para fabricação de cascão para sorvetes.

1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- ORGANIZAR A EQUIPE, CONFORME ANEXO V.

- ACEITAR SUGESTÕES E IDÉIAS PARA DEFINIR QUAL SERÁ O PROJETO;

- DEFINIR OS CUSTOS, CONFORME ANEXO I;

- RELAÇÃO DE PEÇAS E COMPONENTES;- LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES, CONFORME ANEXO IV;

- DIVISÃO DE GRUPOS DE TRABALHO SEGUNDO AS HABILIDADES DE CADA INTEGRANTE, ANEXO III;

- FAZER OS DESENHOS NO SOLID WORKS, CONFORME ANEXOS VII;

- UTILIZAR AS FERRAMENTAS GERENCIAIS ( FMEA, GANTT, 5W2H, FLUXOGRAMA E DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO).

- DIMENSIONAMENTO DASPEÇAS;

- DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA;

- CONSTRUIR A ESTRUTURA FÍSICA DO PROTÓTIPO;

- MONTAR AS PEÇAS;

- FAZER A MONTAGEM DO ESQUEMA ELÉTRICO, DE COMANDO E PNEUMÁTICO;

- REALIZAR OS TESTES FINAIS COM O PROTÓTIPO PRONTO.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 ASPECTOS TÉCNICOS

2.1.1 SENSORESFOTOELÉTRICOS
A finalidade de um sensor fotoelétrico é converter um sinal luminoso (luz ou sombra) em um sinal elétrico que possa ser processado por um circuito eletrônico.
Nas aplicações eletrônicas atuais encontra-se uma boa quantidade de tipos de sensores, cujas características se prestam para determinadas finalidades.
Usar um sensor pouco sensível numa aplicação que opere com fontes fracasde luz, ou ainda um sensor lento que deva detectar o movimento rápido de luz ou sombra, pode comprometer um projeto. Um sensor fotoelétrico pode ser tanto um transdutor quanto um sensor propriamente dito.
Pode-se dizer que um sensor fotoelétrico é um transdutor quando ele converte energia luminosa (radiante) em energia elétrica.
É o caso das fotocélulas que convertem diretamente luzem energia elétrica.
Por outro lado, temos sensores propriamente ditos que convertem luz em uma variação de uma grandeza elétrica qualquer como corrente ou resistência.
Segundo Bonacorso ( 2006, p.57), o “sensor fotoelétrico é conhecido também por sensor óptico, e baseia-se na transmissão e recepção de luz infravermelha, podendo ser refletida ou interrompida pelo objeto a ser detectado”.2.1.1.1 Tipos de Sensores
Nas aplicações práticas atuais há diversos tipos de sensores, os quais podem ser encontrados em versões particulares e configurações que dependem da aplicação. Os principais são os LDRsOs LDRs ou Light Dependent Resistors, também conhecidos como foto-resistores, e células de sulfeto de cádmio que são sensores do tipo foto-condutivo. Neles, a resistência apresentadaà passagem de uma corrente elétrica depende da quantidade de luz que incide numa superfície sensível à base de Sulfeto de Cádmio ou CdS.
2.1.1.2 Sensores fotoelétricos retroreflexivo
Estes sensores, assim como os difusos, possuem emissor e receptor no mesmo corpo de montagem. Usam espelhos prismáticos, os quais são construídos para oferecerem o efeito “canto de cubo”. Este efeito éconseguido, pois o espelho é, na verdade, feito como se fossem vários espelhos agrupados de três em três, formando entre si ângulos de noventa graus, como se tivesse sido cortado o canto de um cubo. Um espelho montado desta forma possui a característica de refletir o feixe no mesmo ângulo do feixe incidente e na mesma direção, já um espelho plano reflete no mesmo ângulo, porém em direção oposta. Estacaracterística confere uma maior potência luminosa refletida, melhorando o desempenho destes sensores. Além desta condição, estes espelhos também possuem alta capacidade de reflexão.
Segundo João Maurício Rosário (2005, p. 62), o sensor de reflexão “consiste em um feixe luminoso que incide sobre um disco que gira e possui um furo ou uma marca de cor contrastante”.
A distância...
tracking img