Projeto integrado multidiscplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM










WALBER FABRICIO DA SILVA LOPES



PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM
(VIAÇÃO TRANSBRASILIANA)




























WALBER FABRICIO DA SILVA LOPES



PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM
(VIAÇÃO TRANSBRASILIANA)


RESUMO


A VIAÇÃO TRANSBRASILIANA S/A, CNPJ:41550112/0001-01, Rua Argentina, 1484 - Monte Castelo Teresina - PI, 64017-630, atua no mercado desde 1976 . Com sede em Brasília e atuando nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, a empresa interliga as principais capitais e cidades destas regiões, chegando hoje a mais de 500 localidades. A busca constante da excelência técnica e o elevado grau de comprometimento com a satisfação de seus funcionários e coma qualidade dos serviços oferecidos a seus clientes, fazem da Expresso uma das cinco maiores empresas do País no segmento de transporte rodoviário de passageiros.

SUMÁRIO


1. Histórico da Organização 5
2. A Viação Transbrasiliana e o Relações Humanas 6
3. Gestão da Qualidade na organização 7
4. Estudos de Mercadologia dentro da empresa 8
5. Relações Interpessoais no trabalho 9
6. Asaplicação do marketing da empresa Viação Transbrasiliana 10
7. Fundamentos de redes de dados e comunicação 11
8. Conclusão 12
9. Referências 13

1. Histórico da Organização



Tudo começou quando dois empresários do setor de transporte, Odilon Santos e Josias Braga, resolvem unir forças e juntar duas empresas que já operavam parcialmente em direção da Amazônia - a Expresso Braga ea Viação Araguarina. Da fusão, nasce a Transbrasiliana em 14.04.1976, que veio para defender como principal objetivo integrar a Amazônia ao restante do País e alavancar o desenvolvimento em toda a região.
Na época, este compromisso representava desbravar a região e para isto, a Transbrasiliana teve que contratar pessoas, investir em frota adequada, edificar garagens, postos decombustíveis, hotéis e restaurantes, enfim, se organizar para enfrentar com determinação as adversidades que se apresentavam e construir uma infra-estrutura que garantisse suporte aos seus veículos e funcionários. Na verdade, o inicio de uma grande família.
Filosofia que ainda hoje norteia a organização e suas atividades no comprometimento de transportar pessoas e cargas. Com sua matriz localizadaem Goiânia, construída em uma área que ocupa 172 mil metros quadrados, a empresa disponibiliza Centro de Capacitação Profissional, Centro de Nutrição, Unidade Médica e Odontológica, Centro de Análise Taquimétrica, Centro de Oficinas, que utiliza tecnologia de ponta na manutenção, conservação e modernização de sua frota.
2. A Viação Transbrasiliana e o Relações Humanas

A Teoria dasRelações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929.
Essas teorias criam novas perspectivas para a administração, visto que busca conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador eratratado pela Teoria Clássica de forma muito mecânica. Com os novos estudos o foco mudou e do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como homos social. Trabalhando as dinâmicas em grupo que são as mais abordadas no contexto das Relações Humanas, temos as seguintes definições:


“é um tipo de ideologia política, interessada nas formas de organização e direção dos grupos,Essa ideologia acentua a importância da liderança democrática, a participação dos membros nas decisões e as vantagens, tanto para a sociedade quanto para os indivíduos, das atividades cooperativas em grupos, É um ramo do conhecimento ou uma especialização intelectual. Como se interessa pelo comportamento humano e pelas relações sociais, pode ser localizada entre as ciências sociais." (Cartwright...
tracking img