Trabalho sobre audio visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Porque o roteiro no audiovisual pode ser considerado um novo idioma, apesar de ser linguagem-verbal?


O Audiovisual, Referências Históricas e Produção Contemporânea - parte 1 de 3

A) Percepção em Produção Audiovisual

O que significa ser um alfabetizado visual? Significa compreender os signos, ícones e índices nesse tipo de criação. Compreender ainda de que forma se dão osprocessos de percepção e de produção que envolvem o audiovisual; de que forma se situam as linguagens verbais e não verbais; além dos sentidos visual, auditivo e de tempo e espaço que o integram. Como se dá o plano de expressão e o plano de conteúdo; a denotação e conotação numa peça áudio visual, além da forma como todos esses fatores interagem diante de sua interpretação:da relação entre Interprete e Interpretante que no caso específico do cinema, esta relação se dá entre diretor e espectador ou seja; entre criador e criatura; a tela e o que ela mostra e o sujeito na tela ( forma como o espectador interage nesse tipo de produção, que ocorre através de projeção). No caso da TV a relação entre telinha e espectador se dá atravésde identificação.

Considerando todos esses aspectos abordados , vê-se que só a compreensão conjunta de todos esses fatores que levará aos processos de criação.
CINEMA – O PRINCÍPIO DE TUDO

Quando se fala em audiovisual pensa-se imediatamente em cinema: o princípio de tudo.

Kinema = Cinema - é a arte das imagens em movimento. Nada no universo da arte provocou maisadmiração e encantamento do que esse extraordinário espetáculo de capturar imagens naturais em fotografia e projetá-las numa tela, com movimentos iguais aos da própria vida. Criado em 1895, de lá pra cá o cinema não parou de se inventar. Graças aos seus geniais pioneiros. O cinema é sem dúvida uma das maiores criações surgidas na passagem do século XIX para o século XX.

Um tipo de criaçãoque só acontece porque se utiliza simultaneamente das três matrizes fundamentais da mente humana: a verbal ; a visual e a sonora.

1.) As matrizes verbais se formam desde o argumento e sinopse até a construção do roteiro; além disso das falas dos personagens, que já se encontra no roteiro em forma de diálogos, e das legendas e letteres de abertura e deencerramento

2.) As matrizes visuais são parte indissolúvel da realização de um filme; se dão pela direção geral, pela fotografia e direção de imagem; o que implica num trabalho de luz – câmera e ação – que não devem se dissociar de ritmo e continuidade; e pela montagem ou edição. Além disso pela cenografia; contra- regra; figurino e atuação ( atores efigurantes)

3.) As matrizes sonoras são a trilha, música ambiental; sonoplastia e ruídos ambientais; além das falas – no caso do cinema falado – e o que não se pode nunca esquecer: os silêncios. Um filme se faz pelo conjunto harmonioso entre sons e silêncios; ritmos e ação.

O cinema, uma invenção dos irmãos Lumière, nasceu na França, em 28 de dezembro de 1895. Nesseano, em Paris, no Salão indiano do Grand Bulevar dos Capuchinos, ocorreu a primeira exibição de um filme. Trinta e três espectadores maravilhados assistiram a um espetáculo até o momento nunca visto: sobre uma pequena tela, carros, cavalos, pedestres começaram a se mover.... Diante dos boquiabertos convidados, toda a vida das ruas recém-projetada numa fotografia de repente ganhava movimento.O Audiovisual, Referências Históricas e Produção Contemporânea - parte 2 de 3

B) Poética da imagem e do som

É curioso pensar que foi na França, um dos países mais literários do mundo, o nascimento do cinema . E foi lá também que roteiro passou a se chamar “cenário”.

Dizem eles aos roteiristas, “mettre en scène” querendo dizer que seus textos deverão “disposer pour la...
tracking img