Projeto integrado multidisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hipertexto





O Hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional, onde o computador tem de deixa de ser um “bicho de sete cabeças” rígido e centralizador, paraoferecer ao usuário interfaces interativas, ou seja, torne-se uma ferramenta útil. Ele vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, elenão possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede.


Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto,consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.


O termo hipertexto foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a ideia deescrita/leitura não linear, onde tudo está interligado.


Imagino que podemos tomar o hipertexto como um bom momento para rever a questão mais ampla do papel da escola no letramento e a função docomputador no ensino. O computador mudou nossa maneira de ler, construir e interpretar textos e mostrou que não há formas naturais de produção textual e leitura.


-Será o hipertexto um novo espaçoda escrita?


- Quais são os desafios dessa nova forma de escrever?


- Em que medida o hipertexto afeta os papéis de autor e leitor?


- A aprendizagem mediante o hipertexto oferece maisdesafios e


exige mais preparo do que as práticas textuais tradicionais?





Todas essas perguntas só nos fazem refletir no que a tecnologia nos oferece, e é mais um incentivo para que hajade nossa parte a autonomia para uma procura maior por uma melhor formação.


De certo modo, o que aqui ocorre é que a compreensão se torna algo que não se constrói apenas na relação direta deenunciados concatenados (ligados), mas na relação de porções textuais propiciadas por expectativas, interesses, necessidades e outros aspectos que envolvem crucialmente conhecimentos de base mais...
tracking img