Fichamento do capitulo 5 do livro : avaliação informal das primeiras impressões:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do Capitulo 5 do livro :
Avaliação informal das primeiras impressões:
Primeiras impressões são as avalições prévias como os preconceitos ou as opiniões valorativas que podemosreceber de outros sobre grupos ou alunos concretos que ainda não conhecemos bem e que também o aluno pode ter em relação ao professor.
Essas primeiras impressões podem ser um modo de avaliação que podedefinir a boa relação, a não relação ou a má relação entre professor- aluno.
Os preconceitos não passam de uma avaliação negativa realizada sem fundamento e sem objetivo, e são em função do sexo,da procedência de grupo, entre outros.
As expectativas dos professores se relacionam com variáveis como a classe social e o grupo étnico. Muitas vezes tratando esse aluno de forma diferenciada.
Épreciso ficar atento a existência de preconceitos e estereótipos e não nos considerarmos imunes a essa patologia da percepção.
Na medida em que os juízos e avaliações prévias influenciarem sobreuma atitude inicial, a relação com todos ou alguns alunos pode ir por caminhos diferentes. A informação prévia sobre um aluno pode ser útil, e é quase inevitável.
As avaliações iniciais e informaispodem ter grande incidência na qualidade da relação professor-aluno, e elas acontecem por aspectos como a personalidade, modo de vestir, grupos que pertencem, fisionomia, etc.
As primeirasimpressões se formam nos primeiros dias ou semanas de aula e é tema de conversa entre os professores que as comentam; está centrada no jeito de ser do aluno; quase todas as informações fundam-se em observaçõesinformais das condutas; perguntas, reações, atitudes dos alunos; essas avaliação é considerada pelos professores com grande confiança em captar como os alunos são.
Não é frequente que se leve asério como avaliações importantes e com consequências posteriores no relacionamento do professor com os alunos. Ela tente a permanecer estável e de alguma maneira é comunicada aos alunos.
Esse...
tracking img