Projeto gestar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
COLÉGIO ESTADUAL LANDULFO ALVES

JUNO ROCHA MELO SANTOS

RITTA DE CÁSSIA SILVA DE ARAÚJO

SÍLVIA CERQUEIRA SANTOS CARDEAL

MARIZETE BISPO DE AZEVEDO PERUNA

DILMA MARIA SIMÕES ROCHA FIGUEIRÊDO

THEREZA CRISTHINA RIBEIRO DUARTE OLIVEIRA

DA LEITURA DE MUNDO À LEITURA DO TEXTO

SALVADOR
2007
JUNO ROCHA MELO SANTOS

RITTA DE CÁSSIA SILVA DE ARAÚJO

SÍLVIA CERQUEIRASANTOS CARDEAL

MARIZETE BISPO DE AZEVEDO PERUNA

DILMA MARIA SIMÕES ROCHA FIGUEIRÊDO

THEREZA CRISTHINA RIBEIRO DUARTE OLIVEIRA

DA LEITURA DE MUNDO À LEITURA DO TEXTO

Projeto apresentado à formadora do Programa

Gestar II, Graça Xavier, como requisito deaprovação na finalização do curso. .

SALVADOR
2007
PROBLEMÁTICA

O educando afastou-se da prática da leitura significativa e isso provocou a dificuldade de compreensão nas diversas áreas do conhecimento, bem como a construção da postura crítica nos sujeitos diante das questões sociais. Por esse motivo, temos nos deparado com o fracassoescolar, o desencanto pela sala de aula, pelos estudos por parte dos educandos, e pelos estudos. Mas, esses mesmos sujeitos, deixam bem claro que a escola é um lugar que todos fazem questão de freqüentar, os corredores, espaços de alimentação, praça entre outros locais, pois nela estão os amigos e os professores e por mais que se estejam desencantados, é neste espaço que o aluno sente que háesperança de mudança social, onde se constroem como cidadãos, diferente daquele que nunca passou por ela.

TEMÁTICA

A leitura é um procedimento complexo de decodificação de signos e de compreensão do mundo que faz exigências rígidas ao cérebro, à memória e à emoção. É um trabalho que contempla signos, frases, sentenças, argumentos, provas formais e informais, objetivos, intenções, ações emotivações daquele que se predispõe a ler. Envolve especificamente elementos de linguagem, mas também os da experiência de vida dos indivíduos, portanto diante do texto, o indivíduo mobiliza em si três níveis de conhecimentos: o lingüístico, textual, enciclopédico e o de mundo.

Diante desta realidade, percebe-se que a leitura no decorrer da história não tem sido trabalhada pelaescola como deveria, por isso é fácil perceber que a leitura sempre esteve atrelada à memorização de aspectos sem significado lógico para o educando. Essa maneira de trabalhá-la promoveu o afastamento do indivíduo dessa prática tão necessária para a formação do cidadão reflexivo e crítico.

É neste contexto que pensamos desenvolver essa habilidade de mergulhar no universo da leitura,foi necessário a estruturação de uma atividade que fizesse com que eles compreendessem que a leitura seja ela de livros, textos, crônicas é uma porta de entrada para a compreensão do mundo, surgiu a GINCANA DE LEITURA, oportunizando a toda comunidade escolar a vivência das mais diferentes histórias, emoções, lendo com um olhar crítico, o mundo, nele interferindo e desenvolvendo assim,independência e autonomia diante de um texto.

Assim, compreendemos que, o novo momento social exige do universo pedagógico uma nova postura metodológica: é preciso pensar em atividades de leitura significativas, instigantes e interessantes, a fim de promover o gosto e o sentido lógico pela leitura.

JUSTIFICATIVA

O contexto histórico social revela uma sociedade passiva diantedos problemas enfrentados em decorrência do fenômeno da globalização.

A sociedade tecnológica nos apresenta uma realidade muito diferente da sociedade industrial, antes a ciência nos respondia e resolvia todos os problemas sociais, por isso à formação dos sujeitos perpassava por uma prática pedagógica que visava à construção de seres humanos obedientes e alheios a sua participação na...
tracking img