Projeto gentileza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Palavras e atitudes simples podem promover o Bem-Estar individual e coletivo e quebrar a hostilidade da vida moderna.

GENTILEZA + GENTILEZA[pic] GERA
GENTILEZA

Remédio para todos os males
Déa Januzzi

Você fez uma gentileza hoje? Se a resposta foi sim, você faz parte de um grupo que está ressuscitando palavras mágicas, mas esquecidas no fundo do baú contemporâneo, como; porfavor, desculpa, obrigado, com licença. Desde o princípio do ano alunos de 7 a 10 anos do ensino fundamental da Escola Efigênia Vidigal /COC, no bairro Buritis Região Oeste da capital, aceitaram o desfio de exercitar a gentileza. Eles perceberam que as pessoas andam muito estressada, mal-educadas, sem paciência e até violentas, a exemplo do trânsito. E não se lembram mais de que uma simples palavra,que não custa nada, pode promover o bem-estar individual e coletivo.
O projeto gentileza encantou professores e alunos: “Resolvemos pesquisar sobre o profeta Gentileza (1917-1999), nascido no interior de São Paulo com o nome de José Datrino, mas que mudou para o Rio de janeiro e ficou conhecido, a partir de 1980, por propor gentileza como modo de vida. O profeta eternizou frases como gentilezagera gentileza. E gentileza é o remédio para todos os males”, explica a coordenadora pedagógica da escola, Alessandra Kochhann.
Na terça-feira, os alunos saíram para manter o que aprenderam em sala de aula. Tomaram conta da Avenida Professor Mário Werneck, a principal do Bairro Buritis, para entrevistar as pessoas e entregar panfletos sobre gentileza. Entre eles estavam Arthur Prímola, de 10anos, empolgado com o trabalho da escola. “Com a gentileza a gente muda tudo. É um alívio, porque a gente reparte e multiplica. Se você for gentil com alguém, ele também será com você!”, constata.
A Associação brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), da qual faz parte o Movimento pela gentileza, aprova a iniciativas como essa. “Na realidade, as pessoas estão sobrecarregadas, estressadas, com muitasdemandas, e se esquecem dos gestos simples de gentileza”, Sâmia Simurro, mestre em psicologia e vice-presidente da ABQV. “Todos estamos sentido na pele uma hostilidade generalizada. Somos vitimas dessa intolerância. É preciso lembrar que a essência do ser humano é outra, de ajudar e de fazer o bem.”
Na onda da gentileza, o Instituto de Arquitetos do Brasil/Seção Minas Gerais (IAB/MG) anuncia avolta de uma importante premiação que acabou em 2004, por falta de patrocinadores. O Prêmio Gentileza Urbana retorna, este ano, em comemoração aos 66 anos de IAB. Concebido em 1993, “com o objetivo de estimular iniciativas diversas, de pessoas físicas ou jurídicas, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida urbana”, explica Cláudia Pires, atual presidente do IAB.
Nos 11 anos de existênciado prêmio, todas as indicações foram da sociedade, com destaque para as intervenções em arquitetura, urbanismo e paisagismo, e outras atitudes e gestos que se qualificaram como uma gentileza para os cidadãos. “As mais saborosas são aquelas pequenas façanhas, delicados hábitos de boas pessoas, que, somadas revolucionam o cotidiano.” A exemplo dos lixeiros da Superintendência de Limpeza Urbana(SLU) Ricardo Santos da Costa e Anestor Luiz Rosa (em 1998) e do artista Fabiano Valentino, do Aglomerado Santa Lúcia (em 2000), que revolucionou a realidade no morro.

(Estado de Minas – Domingo, 04 de outubro de 2009, pág.01)

“O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores.”
Mário Quintana

[pic] [pic]



GENTILEZA

Caminhei lentamente,
Por entre a multidão,
À minhafrente,
Se utilizava o encontrão,
Para abrir caminho,
Para poder caminhar,
Com um sorrisinho,
Pedi licença para passar.

Queira por favor,
Me desculpar,
Vá por onde for,
Eu preciso passar,
Vou trabalhar,
Já estou atrasada,
Deixe de resmungar,
Não fique zangada.

Mas com certeza,
Queira passar,
Para vencer a pobreza,
É preciso trabalhar,
Não se pode perder,
Nosso ganha pão,...
tracking img