Sistema de tempo real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUPERVISÃO EDUCACIONAL EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: da função à profissão pela mediação da ideia

Para falarmos de supervisão é preciso fazer uma retrospectiva histórica das origens da supervisão e seu contexto histórico, partindo de como se deu a origem da ideia da função supervisora até chegarmos hoje à profissão de supervisor, passando por desafios, preconceitos e idéias distorcidas doque realmente deve fazer um supervisor em uma instituição escolar.
Ao se falar de supervisão podemos imaginar uma super-visão ou alguém que trabalha supervisionando o que alguém faz, para garantir, ou tentar, que nada dê errado com aquilo que é guardado pelo olhar do supervisor. Desde os primórdios podemos perceber a função da supervisão se consumando como um ato comum a todos os membrosda comunidade, quando a família educava seus filhos, orientando e ensinado para a vida e trabalho. Com o passar do tempo e a divisão de classe a educação também é dividida contrapondo-se à educação da maioria que ainda coincidia com o processo de trabalho evidenciado claramente por uma linha distinta destinada aos exploradores e outra aos explorados.
Em todo o período que corresponde àsépocas antiga e medieval, embora tenha surgido uma educação diferenciada caracterizada pela escola, ainda não se pode afirmar que existia uma ação supervisora no sentido estrito. Pois a escola ainda era simples e composta apenas por seu mestre e discípulos o que não significa dizer que não se fazia presente tal função. Visto que vai assumir neste momento a forma de controle, fiscalização, punição ecastigos físicos.
Com a chegada dos Jesuítas ao Brasil, para a organização dos estudos no país em 1549 a função supervisora se faz presente, mas só com o Ratio Studiorum em 1570 a ideia de supervisão passa a surgir no contexto educacional com a figura do prefeito geral de estudos a quem professores e alunos deveriam obedecer. Entre as funções do prefeito de estudos podemos destacar:organizar os estudos, orientar e dirigir as aulas, lembrar aos professores que devem explicar toda a matéria da programação que lhe foi atribuída, ouvir e observar os professores.
No Brasil a partir da criação das escolas de primeiras letras em 15 de outubro de 1827 deu inicio a elaboração de vários decretos e regulamentos que iriam definir a função do supervisor: a organização administrativae pedagógica do sistema, a criação de órgãos responsáveis pelas normas e diretrizes pedagógicas, a supervisão das atividades educativas no âmbito das unidades escolares, assim como a criação da Diretoria Geral da Instrução Pública, Inspetores de Distritos e o Conselho de Superior da Instrução Pública, este ultimo que em 1897 é extinto, ficando a direção e a inspeção do ensino sob aresponsabilidade de um inspetor geral, em todo o estado, auxiliado por dez inspetores escolares.
A década de 1920 teve uma importante relevância à supervisão em função do surgimento dos profissionais da educação, criação da Associação Brasileira de Educação (A.B.E) em 1924 e a criação do Conselho Nacional de Ensino e Departamento Nacional do Ensino, através do decreto nº. 16789 em 1925, que cinco anosmais tarde deu origem ao Ministério da Educação e Saúde Publica. E ainda as reformas de Francisco Campos em 1931 (Decreto nº 19851 que criou o Instituto das Universidades Brasileiras que previa a implantação de Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras) e a de Capanema de 1942 a 1946 são também de grande importância, por darem sequência à reestruturação do ensino que irá culminar na Lei deDiretrizes e Bases da Educação Nacional promulgada em 1961. Às faculdades coube a tarefa de formar professores das diferentes disciplinas das escolas secundarias e ao curso de Pedagogia formar os professores das disciplinas do curso normal os “técnicos em educação”.
O país passava por uma instabilidade econômica que “seria controlada” pelo novo governo que se iniciava em 1964 com o golpe...
tracking img