Pesquisa de sociologia sobre conflitos de terras indígenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Reserva é marcada por conflitos de terra e disputa pelo poder
25/07/2002
Fonte: Jornal do Commercio-Manaus-AM

A Reserva Xucuru, onde vivem cerca desete mil índios, é marcada por conflitos de terra e disputa pelo poder. No dia 20 de maio de 1998, o cacique Francisco de Assis Araújo, 48 anos, o Chicão,foi assassinado com vários tiros. Sua morte é atribuída à questão terra. Dos 27.555 hectares da Serra do Ororubá, apenas três mil são ocupados pelosxucurus.
A maior parte se encontra nas mãos de posseiros. Este ano foram presos um pistoleiro e um fazendeiro, acusados de serem o executor e o mandante docrime. No dia 24 de agosto de 2001, foi assassinado o líder indígena Francisco de Assis Santana, 50, o Chico Quelé. Ele foi executado com vários tiros quandoseguia para uma reunião que trataria da indenização de posseiros e do registro de terras.
O assassinato de Chico Quelé estaria ligado a brigas internasna tribo. O índio estaria prestes a denunciar irregularidades na aplicação de verbas federais. No dia 8 deste mês, o xucuru João Campos da Silva, 54, oDandão, foi preso por ser suspeito de ter executar Chico Quelé.
Em setembro de 2001, cerca xucurus invadiram a Aldeia Guarda, que com as Aldeias Cimbres eCajueiro se separaram da Tribo Xucuru, formando a Tribo Xucuru de Cimbres. No dia 15 de maio deste ano, índios soltaram cerca de 1.500 bois no centro dePesqueira, obrigando o comércio a fechar as portas. O gado era do fazendeiro José Cordeiro de Santana, o Zé de Riva, acusado de ter mandado matar Chicão. .
tracking img