Projeto gentileza gera gentileza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo Geral: Possibilitar a vivência dos diversos aspectos e situações em que os alunos aprendam a gostar de fazer o bem aos outros, bem como estimular por meio de diálogo, a compreensão da palavra gentileza e a escolha do comportamento adequado para a melhor convivência na sociedade (escola), percebendo que o ato de fazer o bem não se restringe somente às pessoas. Cada atitude se reproduz namaneira como o homem interage com a natureza.
Justificativa: “Eu aprendi que ser gentil é mais importante do que estar certo” – Shakespeare
Penso que Shakespeare não falou isso sem sentido. Creio que aprender a ser gentil vai muito além de palavras, ser gentil é expressar amabilidade sem esperar algo em troca e até mesmo sem esperar ser incentivado a isto. É algo que vai além do conceito decerto ou errado, de religião, cor, raça, conceito... Quando consideramos o outro superior a nós, como diz em I Co, passamos a ser servo um do outro.
Pensando assim, se todos fossem solidários cada um daria o melhor de si para os outros. Gentileza é vida que se transforma em elemento básico para as relações sociais, pois quanto mais Gentileza ―gerarmos, mais ―gente em prol do bem!Gentil é aquele que contribui para um ambiente mais harmonioso. Ele possui, de forma espontânea, habilidades sociais desenvolvidas e adequadas. Gentileza é generosidade, altruísmo, solidariedade, interesse pelo outro, oferecer amizade, retribuir gentilezas, promover cortesia, ensinar, o sorrir e contribuir para o outro sorrir. O mundo gira, ou seja, tudo é uma questão de ciclo, gentileza geragentileza. Quem sabe assim não é um jeito também de diminuir a violência. Quem sabe assim não é uma forma de incentivar a educação. Quem sabe assim... Quem sabe assim...Tudo é possível, basta querermos.
Gentileza deve ser algo bastante urgente de ser lembrado nos dias de hoje. Pois se gentileza gera gentileza, a sua falta só pode produzir uma carência ainda maior, daí o cenário aterrador de um mundo derispidez e impaciência, e seus assustadores índices de violência - não como causa única, evidentemente.

''A falta de gentileza e a hostilidade nas relações podem contribuir para um mundo estressante, na medida em que essas atitudes são contagiosas. Violência gera violência, hostilidade gera hostilidade, raiva gera raiva'', acredita a psicóloga Lúcia Novaes. Por outro lado, diz ela,o mundo estressado, com tantas demandas, com a necessidade de se fazer cada vez mais coisas em menos tempo e mais perfeitas abre espaço para atitudes agressivas, raivosas e hostis. ''É um círculo vicioso.''
Segundo o livro “A arte da gentileza”, de Piero Ferruci (ed. Alegro), pesquisas científicas confirmam que pessoas gentis são mais saudáveis e vivem mais, são mais amadas e produtivas, têmmais sucesso nos negócios e são mais felizes. ''Ser gentil nos faz tão bem quanto ser alvo de uma gentileza'', garante o autor. Por outro lado, a não-gentileza gera sentimentos negativos, atrapalha as relações e pode até deixar a pessoa doente, já que quando alguém é alvo de grosseria, falta de educação, o sistema nervoso reage liberando hormônios como a adrenalina, que desequilibram o organismo. Atéa musculatura é afetada e reage à falta de gentileza se contraindo, deixando o corpo cada vez mais tenso. ''A falta de gentileza, caracterizada por um ambiente de grosseria e violência, se constitui em um fator estressor que leva o indivíduo ao desenvolvimento do estresse crônico. Por conseqüência, a qualidade de vida acaba sendo afetada, incluindo a saúde'', confirma a psicóloga Lucia Novaes,professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora do Centro Psicológico de Controle do Stress.
O que a ciência agora comprova vai ao encontro do que o profeta Gentileza passou grande parte da vida pregando e escrevendo nos 55 murais que criou sob o viaduto do Gasômetro, próximo à Rodoviária Novo Rio. Sua mensagem podia ser resumida na frase-síntese “Gentileza gera...
tracking img