Projeto final pte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pluralidade Cultural e Orientação Sexual

Este tema propõe uma concepção da sociedade brasileira que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que a compõe, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas, e apontar transformações necessárias. Considerar a diversidade não significa negar a existência de características comuns, nem a possibilidade de construirmosuma nação, ou mesmo a existência de uma dimensão universal do ser humano. Pluralidade Cultural quer dizer a afirmação da diversidade como tração fundamental na construção de uma identidade nacional que se compõe permanentemente, e o fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano.
Por trabalhar com a diversidade humana, comporta uma ampliação dehorizontes para o professor e para o aluno, uma abertura para a consciência de que a realidade em que vivem é apenas parte de um mundo complexo, fascinante e desafiador. Na qual o elemento universal subjacente e definidor das relações intersociais e interpessoais deve ser a Ética.
É importante, ao tratar este assunto, fazer-se a distinção entre diversidade cultural, a que o tema se refere, edesigualdade social.
A desigualdade social é uma diferença de outra natureza: é produzida na relação de denominação e exploração socioeconômica e política.
Ambas, desigualdade social e discriminação, se articulam no que se convencionou denominar “ exclusão social ”: impossibilidade de acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade, e de participação na gestão coletiva do espaçopúblico---pressuposto da democracia. Por esse motivo, já se disse que , na prática, o Brasil não é uma sociedade regida por dinheiro , mas por privilégios. Os privilégios, por sua vez, assentam-se em discriminações e preconceitos de todo tipo: socioeconômico, étnico e cultural. Em outras palavras, dominação, exploração e exclusão interagem; a discriminação é resultado e instrumento desse complexode relações.
Entretanto, apesar da discriminação, da injustiça e do preconceito, que contradizem os princípios da dignidade, do respeito mútuo e da justiça, paradoxalmente o Brasil tem produzido também experiências de convívio da interetnicidade, a reelaboração das culturas de origem, constituindo algo intangível que se tem chamado de brasilidade, que permite a cada um reconhecer-se comobrasileiro.
Tratar da diversidade cultural, reconhecendo-a e valorizando-a, e da superação das discriminações é atuar sobre um dos mecanismos de direção de uma sociedade mais plenamente democrática.
Justificativa
Na escola, muitas vezes, há manifestações de racismo, discriminação social e ética, por parte de professores, de alunos, da equipe escolar, ainda que de maneira involuntária ouinconsciente. Essas atitudes representam violação dos direitos dos alunos , professores e funcionários discriminados, trazendo consigo obstáculos ao processo educacional, pelo sofrimento e constrangimento a que essas pessoas se veem expostas.
Gradativamente conquistou-se uma legislação antidiscriminatória, culminando com o estabelecimento, na Constituição Federal de 1988, da discriminação racialcomo crime. Mais ainda, há mecanismos de proteção e promoção de identidades étnicas, como garantia, a todos, do pleno exercício dos direitos culturais, assim e incentivo á valorização e difusão das manifestações culturais. Os povos indígenas, por exemplo, tem garantido seus direitos de desenvolvimento de processos pedagógicos próprios, tradicionais, com liberdade de organização de suas escolas.Da mesma forma, tratar de aspectos referentes á discriminação social mesmo em locais onde as situações de exclusão não se manifestam diretamente ou pelo menos não de maneira dramática, permitirá formar a criança e o adolescente para a responsabilidade social de cidadão que participa dos destinos do País como um todo, direcionado a proposta para a busca de soluções.
Mudar mentalidades,...
tracking img