projeto escolar sobre o lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

PROJETO “LIXO QUE NÃO É LIXO”

1.0- INTRODUÇÃO

O trabalho com projeto é uma metodologia de ensino que envolve os alunos em investigações de problemas atrativos, que geram resultados originais; Os projetos dão margem a perguntas desafiadoras que não podem ser respondidas pelo método de ensino rotineiro;

Segundo Zabala (1998), “o segredo de tudo está na participação dos alunos noprocesso”. Desta forma, a proposta do trabalho com projetos vê na participação dos alunos o diferencial para o sucesso da relação ensino e aprendizagem.

O “projeto “Lixo que não é lixo” que será realizado com os alunos do EJA da Escola Municipal João Trevisan” tem como prioridade trazer para a prática uma reflexão que possa provocar mudanças atitudinais nos alunos quanto á problemática do lixo, desdeatitudes simples de armazenamento do lixo doméstico quanto ao reaprovitamento de materiais.

Valorizando assim as iniciativas dos alunos que demonstram capacidade de se relacionar de modo criativo e construtivo com os elementos do meio ambiente, sendo fundamental durante todo o andamento do trabalho o respeito pelas diferenças, priorizando valores como integração, tolerância, cooperação esolidariedade.







2.0 PROBLEMÀTICA:


O problema ambiental decorrentes da incorreta ação do homem tem causado diversos danos ao planeta, afetando a vida e o bem estar da população.

Um dos maiores causadores da degradação do meio ambiente é o “Lixo”. Essa degradação é provocada pela extração e desperdício da matéria-prima e disposição inadequada dos resíduos sólidos dos centrosurbanos.

A geração de resíduos cresce no mesmo ritmo em que aumenta o consumo. Quanto mais mercadorias são adquiridas, mais recursos naturais são consumidos e mais resíduos são gerados.

Diante dessa problemática, levantamos o seguinte questionamento: a escola, espaço destinado para a formação do cidadão pleno, poderá se constituir como laboratório possibilitador de reflexões e ações que subsidiemos educandos para uma mudança de atitudes, valores e comportamentos voltados para a superação do problema ambiental deste tempo, vivendo e agindo de forma sustentável?










3.0 OBJETIVOS


3.1 OBJETIVOS GERAIS


Formar cidadãos conscientes de seu lugar no mundo, estimulando a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursosnaturais, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie na conservação do planeta como um todo.

,
3.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Desenvolver uma postura crítica frente à realidade, a informação e aos valores veiculados pela mídia.

Desenvolver a capacidade de liderança, a responsabilidade social e companheirismo, necessário para operar mudanças positivas.

Valorizar ouso adequado dos recursos disponíveis.

Promover a socialização, a organização e a criatividade;

Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recursos financeiros, a partir de sua reciclagem.

Contribuir para o desenvolvimento de atitudes de preservação do meio ambiente em ações cotidiana (cuidados com o ambiente escolar, atitudes de não consumismo, de não desperdício, e dereciclagem de material.

4.0 JUSTIFICATIVA

Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo os bens da terra são patrimônio de toda humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade, e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens.

De acordo com Sato (2004), o aprendizado ambiental é um componente vital, poisoferece motivos que levam os alunos se reconhecerem como parte integrante do meio em que vivem e faz pensar nas alternativas para soluções dos problemas ambientais e ajudar a manter os recursos para futuras gerações.

Portanto, a escola é o lugar de desenvolvimento do potencial crítico e criativo dos sujeitos alunos, na medida em que lhes possibilite exercitar a dúvida, a indagação, o...
tracking img