Inclusao e diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO SEM LIXO, COM MAIS SAÚDE
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Caracterização Geográfica da escola:
 A escola foi criada em 1982, possui uma atualmente seis salas de aulas de ensino regular, uma sala para Educação de Jovens e adultos e uma sala multifuncional. Conta ainda, com uma sala para informática, dois sanitários masculinos e femininos e um sanitário para portadores deficiência. Possui umasala para professores e com um sanitário interno, uma secretaria e uma sala para a direção e um pátio para a recreação dos alunos. Atende atualmente cerca de 300 alunos.

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR:
        
            A escola municipal Virgilio Ferreira da Silva, sediado na Rua Maria Imperatriz, sn, Bairro Planalto II, , prima em oferecer  uma educação de qualidade na expectativa deincluir os alunos na sociedade em que faz parte. A população é oriunda da zona urbana (centro e periferia) e também da zona rural (sítios e chácaras), com idade a partir de 04 anos e que deixam seus lares ainda muito cedo, às vezes até sem o café da manhã.

A escola desenvolve  atividades  metodológicas que se alicerça na práxis pedagógica, pois acredita que as situações problemas proporcionammaior efetividade de aprendizagem, possibilitando uma melhor compreensão da realidade, um pensar sobre possíveis intervenções no fortalecimento de ações de superação de obstáculos advindos do cotidiano, através do enfrentamento dos desafios da vida. Oferece cursos com matrículas anuais por área de conhecimento  com avaliação no processo. Possui uma estrutura física para atender a 450 alunos.JUSTIFICATIVA
   
    A escola Virgilio tem como concepção de educação a autonomia do ser humano na construção do conhecimento, respeitando as dimensões da condição humana dos sujeitos.

Nesta concepção enfocam-se Temas da Realidade Vivida, que proporcionam aos educandos o desenvolvimento intelectual através das manifestações políticas, sociais e culturais, numa relação dialética entrehomem/sociedade/natureza.

São utilizados vários recursos pedagógicos para abordagem das temáticas, e uma deles é através de discussões. Em uma discussão com a turma chegamos à conclusão que devíamos trabalhar temas como o Meio Ambiente. A conscientização do público destina-se ao tratamento dado ao lixo na escola. Tal discussão causou um impacto significante sobre a problemática do lixo doméstico, ouseja, a forma como está sendo coletado o lixo pelo Poder Público no Município.
   
No auge do impacto, as discussões entre os alunos, alunas, coordenação e professores foram calorosas, causando manifestações de insatisfação da situação atual e a necessidade de ação imediata de intervenção diante das situações ali postas.
Os problemas levantados:
•    Período e forma de Coleta insatisfatória (semcumprimento de horário de colete);
•    Lixo descartado pelos alunos não eram depositados de forma correta nas lixeiras;
•    Desconhecimento da política de coleta de lixo;
•    Impactos ambientais e estruturais com prejuízo a pessoas no presente e no futuro.

Na culminância da discussão, foi aprovada a idéia de se elaborar um Projeto de intervenção com o envolvimento da Comunidade, com afinalidade de amenizar os impactos ambientais através de uma ação mais focada na localidade.

Definiu-se que a problemática que a coleta de lixo seria o foco da Turma, e a idéia inicial foi de que se partisse para a aquisição de lixeiras para depósito dos resíduos sólidos (embalagens plásticas, metal, papelão) coletados pela comunidade escolar.

Ainda se afirmou ser necessária a Parceria compoder público e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a doação de lixeiras e de mobiliário para a implantação da sala de informática, o que beneficiaria toda a comunidade escolar e do Bairro Planalto II.
OBJETIVO GERAL:

Integrar a comunidade escolar e do Bairro Planalto II na coleta seletiva de lixo sólido, visando seu direcionamento aos depósitos de lixo, para a melhoria da qualidade...
tracking img