Projeto eletrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

DICIPLINA: ELETROTECNICA GERAL
PERÍODO 2012.2


PROFESSOR: Luis Reyes Rosales Montero
ALUNO:
MATRICULA:
TURMA:

MODELO DE UM PROJETO ELÉTRICO TRIFÁSICO RESIDENCIAL

Campina Grande – PB, de Janeiro de 2013
Memorial descritivo – Projetode instalações elétricas

1.0 APRESENTAÇÃO

PRORIETÁRIO:
OBRA: Instalações elétricas de uma Residência
ÁREA TOTAL: 970 m²
ÁREA CONSTRUIDA: 597 m²
ÁREA NÃO CONSTRUIDA: 560 m²

LOCAL:. CEP: , Campina Grande, PB.
Em cada unidade residencial, para que os habitantes possam usufruir da eletricidade fornecida pela concessionária (ENERGISA, no caso da cidade de CampinaGrande), faz se necessário que sejam bem projetadas as instalações elétricas da residência.
O presente memorial descritivo tem por objetivo especificar os materiais e equipamentos a serem utilizados na execução da obra em questão. Por qualquer omissão neste documento, bem como em todos os projetos em anexo, prevalecerá o uso das melhores recomendações feitas pelas Normas e EspecificaçõesBrasileiras em vigor atualmente.

2.0 DIPOSIÇÕES GERAIS
A residência se localiza na cidade de Campina Grande, cidade com uma temperatura média de 25°C.
Os serviços de instalações serão executados de acordo com as Normas da ABNT.
A tubulação será ligada à terra. O eletrodo de terra será executado de acordo com o disposto na NB-3/ABNT.
Todos os condutores deverão ser instalados de maneira que,quando completada a instalação, o sistema esteja livre do curto-circuito.
Será obrigatório o emprego de eletrodutos rígidos, rosqueáveis, em toda a instalação.
Todos os condutos correrão embutidos nas paredes e lajes, intervalo de lajes e outros espaços preparados para tal fim.

3.0 ILUMINAÇÃO
1. As instalações elétricas serão executadas de acordo com projeto, atendendo as normas eespecificações da NBR 5410:2004, sendo que a alimentação será feita através da rede pública.

2. Em cada cômodo ou dependência de unidades residenciais deve ser previsto um ponto de luz no teto, com potência mínima de 100 VA, comandada por interruptor na parede. Em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a
6 m² deve ser prevista pelo menos uma carga de 100 VA e com área superior a 6 m²deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m², acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.

4.0 TOMADAS
1. Todas as prescrições impostas pelos fabricantes deverão seguir a risca. Nenhuma parte viva dos circuitos poderão ficar avista ou desprotegidas de isolamento. O aterramento dos circuitos deverá ser feito através de hastes terras localizadas em localconstantemente úmido.

2. Todo e qualquer material colocado na obra pela CONTRATADA que seja considerado imperfeito ou de qualidade inferior pela FISCALIZAÇÃO, será trocado imediatamente por material novo e com a qualidade desejável, conforme especificações a seguir e sem ônus para a CONTRATADA. Mesmo que não especificado, os materiais deverão ser aplicados em conformidade com as especificaçõesfornecidas e instruções dos respectivos fabricantes e/ou fornecedores.

3. Nas unidades residenciais, o número de tomadas de uso geral deve ser fixado de acordo com o seguinte critério:
* Em banheiros, pelo menos uma tomada junto ao lavatório;
* Em cozinhas, áreas de serviço e locais análogos, no mínimo uma tomada para cada 3,5 m, ou fração de perímetro, sendo que, acima de cada bancadacom largura igual ou superior 0,30 m, deve ser prevista pelo menos uma tomada;
* Nos demais cômodos ou dependências, se a área for inferior a 6 m², pelo menos uma tomada; se a área for maior que 6 m², pelo menos uma tomada para cada 5 m, ou fração de perímetro, espaçada tão uniformemente quanto possível.

4. Nas unidades residenciais, às tomadas de uso geral devem ser atribuídas as...
tracking img