Projeto dos animais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto: Animais




Instituição Aplicado:
Escola Municipal de Educação Arco Iris


Local: Paverama – RS






Nome: màrcia Serpa
Disciplina: Pesquisa =
Alunos da Educação Infantil = Maternal













Título do Projeto:
Animais, semelhanças e diferenças dos animais.



Público-alvo:
Maternal (B) 3 a 4 anos



Instituição de Prática deEstágio:
Escola Municipal de Educação Arco Iris


Município/Estado:
Taquari - RS



Responsável Legal pela Instituição de Prática do Estágio (Diretor ou Presidente):
Rosane Bilhar


Período de Prática:
1ª semana = 7 a 11 de maio
2ª semana = 14 a 18 de maioCARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE


Este capítulo tem por objetivo apresentar informações referentes à instituição de ensino onde foram desenvolvidas as atividades da disciplina de estágio supervisionado em Gestão Educacional.


Esta instituição de ensino denomina-se Escola de Educação Infantil Vó Laura, está localizada no município de Taquari, situada na Rua Ambacovis, n°400, Bairro Colôniavinte de setembro. É uma escola pública Municipal que atende crianças de 0 à 6 anos de idade em período integral, sendo que seu horário de funcionamento é das 6h30min às 17h15min.


A Escola de Educação Infantil Vó Laura foi fundada no dia 02/03/1997, sendo que a construção da escola foi uma iniciativa da comunidade, a associação dos moradores do bairro que adquiriu o terreno e construiu oprédio, com a participação de toda a comunidade e do comércio local, através de doações, mutirões e realizações de eventos.


A escola tem hoje matriculado 100 crianças oriundas de vários bairros da cidade, pois esta localizada na zona urbana, num bairro de classe média, sendo de fácil acesso, conta ainda com uma topic e um microônibus da prefeitura Municipal, que conduz os alunos queresidem a 2 km ou mais de distância da escola.


Atualmente esta instituição conta com 14 professores, 14 funcionários, 1 diretora, 1 vice-diretora, 1 secretária, 1 auxiliar de pré-escola e 1 estagiária. Quanto a formação dos professores, algumas já estão formadas em Pedagogia, outra em Nutrição, outra em Educação Física, os demais estão cursando Pedagogia e penas 4 professores tem suaformação a nível de ensino médio(magistério), sendo que os anos de atuação docente variam entre 8 e 27 anos de trabalho.


No que diz respeito aos aspectos físicos a escola é composta por 5 salas de aula, equipadas com rádio CD, ventiladores, brinquedos e jogos pedagógicos, 2 banheiros, secretária, saguão, 1 biblioteca, cozinha, refeitório, dormitório e dispensa, possui ainda uma pracinha eespaço ao ar livre, tendo seu pátio totalmente cercado.














Para se manter, a escola conta com recursos provenientes da mantenedora bem como através de promoções como bingos, rifas e contribuições dos pais.


De acordo com o Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar a filosofia da Escola é: a razão de ser da Escola de educação infantil Vó Laura é a educaçãodas crianças de 4 meses até 6 anos, residentes na comunidade, proporcionando-lhes um ambiente alegre, salutar, onde eles possam crescer sabendo-se amadas, cuidadas e bem orientadas. Desta forma, a escola cria condições para a formação integral da pessoa que concebemos como ser chamado a fazer-se num processo de crescimento e personalização constante.


Entendemos que a pessoa é um serhistórico, datado e situado, que esta em constante busca e que se realiza através das relações que estabelece com Deus, com os outros e consigo mesmo. Nas suas dimensões de temporalidade e transcendência, vive em tensão e procura a sua plenitude na experiência de limites. Por isso, na nossa proposta de educação, queremos que nossos alunos, aos poucos, possam crescer em nível de auto-estima,...
tracking img