Tropicalia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I - Introdução

Entender o movimento tropicalista é sobretudo entender o processo histórico do Brasil durante década de sessenta. O Brasil viveu nesse período uma agitação social jamais vista até então no século XX, essas agitações estavam acontecendo em todos os segmentos da sociedade, ou seja, na política, economia e cultura, e ultrapassava os limites de nossas fronteiras, nosso paísera um retrato do que o mundo vivia naquela década, nos anos sessenta a juventude manifestava o desejo de liberdade.
Nessa década temos o auge das tensões da guerra fria, EUA e URSS brigavam por suas áreas de influencia, essa disputa refletia em inúmeros conflitos pelo mundo, por exemplo, as ditaduras na América latina, a chegada do homem a lua, as revoluções cubanas e chinesas e as guerrasna Coréia e Vietnã. Diante desse cenário a juventude na época passou a organizar movimentos pacíficos e libertários, as origens dessas manifestações não são muito bem definidas, as marchas estudantis de maio de 1968 em Paris ficaram conhecidas como o marco na resistência contra o imperialismo de EUA, URSS e Europa, mas não como o início desse processo histórico.
As organizações deresistência jovem não se limitavam ao campo político das manifestações, a cultura foi outra forma de movimento, embora tivesse uma linguagem pacífica, foi também reprimida de maneira violenta, sendo muitas vezes proibindo a difusão dessa expressão artística, seja ela a música, o cinema, teatro, literatura, pintura e etc.
O principal expoente dessa resistência cultural foi à banda The Beatles, no anode 1967 o lançamento do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band trouxe uma mudança que rompeu com as barreiras da música e modificou as atitudes da juventude naquele período, a jornalista Sofia Bittencourt comenta sobre esse contexto.


No Brasil a partir da segunda metade da década de sessenta o momento político é de transformações significativas para a sociedade, em 1964 o país sofreum golpe militar que tem como conseqüência 21 anos de ditadura, um regime que oprime as liberdades políticas e culturais dos cidadãos. Esse momento conturbado da política brasileira fez com que surgissem movimentos culturais de resistência como de Teatro Arena, Teatro de Opinião e o Cinema Novo, a música também encontrou sua forma de manifestação, a falta de liberdade de expressão aliada ainfluencia que o disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band exerce na juventude brasileira, é determinante para o surgimento do movimento da Tropicália. O movimento surgiu com a proposta de intervir no cenário musical da cultura brasileira, sob influencia das correntes artísticas da vanguarda (como os modernistas de 22) e da cultura pop (como os Beatles). Tinha objetivos sociais e políticos, masprincipalmente comportamentais e ressaltava os contrastes da sociedade do país.
O objetivo desse trabalho é discutir como esse movimento transformou a cultura brasileira, trazendo novas perspectivas e influenciando inúmeras gerações seguintes, fazer uma analise do papel do tropicalismo, elencando suas características e personagens, é de suma importância fazer um panorama do movimento tropicalistae mostrar como ainda hoje contribui para a construção de uma cultura genuinamente brasileira.



II – A música brasileira pré-tropicalismo

Na década de 1960 o Brasil estava tendo um desenvolvimento muito grande em relação aos meios de comunicação, como por exemplo, a televisão e o rádio, esse processo de desenvolvimento foi responsável pelo crescimento popular dos gêneros musicais samba eforró.
Porém na música brasileira, havia uma exagerada mistura de sons estrangeiros, o que gerava uma ampla discussão entre intelectuais, eles consideravam que o Brasil não poderia se submeter aos padrões internacionais, porque seria uma grande ameaça a identidade cultural, é verdade que no Brasil tínhamos um estilo musical produzido inteiramente em território nacional que é a Bossa Nova,...
tracking img