Projeto do indio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ingá:


Fruto comestível do cerrado goiano. Este fruto existe em 3 espécies diferentes.


Jatobá:


Este é um fruto comestível do cerrado. Com ele podem-se fazer vitaminas e sucos. A cascada árvore serve para fazer “xarope” indicado para curar gripe e tosse.


Araticum:


Também conhecido com o articum, é um fruto do cerrado goiano. É um fruto que cresce muito, podendo pesar até 3quilos. É aromático e de sabor adocicado.


Côco macaúba:


É uma espécie de côco pequeno e comestível, sua casca é usada na fabricação de anéis.


Côco barú:


Também é uma espécie decôco pequeno, nativo do cerrado.


Aroeira:


Árvore da caatinga, de madeira utilizada na fabricação de caibros, portas e móveis. Sua casca é medicinal, indicada no tratamento de



Sementes deSucupira:


A sucupira é uma árvore do cerrado goiano, sua madeira é utilizada para fazer caibros e móveis. Sua semente é indicada para curar infecção de garganta.




Baba-Timão:


É umaárvore nativa do cerrado. Sua casca é usada para fazer cozimento indicado para lavar ferimentos e cortes por ser um poderoso cicatrizante.


Urucum:


Fruto do urucuzeiro, de suas sementes éextraído uma substância vermelha usada na tinturaria e como tempero.


Mandioca:


A mandioca era cultivada pelos índios. Eles usavam várias espécies de mandiocas: mandioca para fazer farinha,tapioca e beiju; mandioca para fazer bebidas; mandioca para comer cozida ou assada.

Algumas tribos plantavam além da mandioca, batata-doce, milho, cará, abóbora e cabaça.

Os índios construíam suaspróprias armas, com as quais, caçavam, pescavam e se defendiam de animais e ataques de inimigos.
As armas dos índios eram: arco, flecha, tacape


Os índios construíam todos os objetos utilizados poreles: panelas e potes de barro; cestos, peneiras e abanos de palhas; tigelas de côco e de barro; vasilhas para colocar água, mel e sementes, com cabaça (fruto da cabaceira).

Os índios dormiam...
tracking img