Projeto / direitos humanos e diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO / DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL
Irani Oliveira Ferreira Moitinho.
APRESENTAÇÃO
A diversidade lingüística constitui elemento fundamental da diversidade cultural, reafirmando o papel fundamental que a educação desempenha na proteção e promoção das expressões culturais, tendo em conta a importância da vitalidade das culturas para todos, incluindo as pessoas que pertencem aminorias, tal como se manifesta em sua liberdade de criar, difundir e distribuir as suas expressões culturais tradicionais, bem como de ter acesso a elas, de modo a favorecer o seu próprio desenvolvimento.
O conceito de direitos humanos é uma pedra angular da nossa humanidade. Tais direitos não são concedidos porque se é cidadão de um país ou se pertence a uma nação, mas pertencem por direito atoda a humanidade. Desse modo, o direito de não ser torturado afirma-se independentemente do país de que se é cidadão e também do que o governo desse país — ou de outro — pretende. Um governo pode naturalmente contestar o direito legal de uma pessoa não ser torturada, mas isso não pode pôr em causa o que é considerado o direito humano de não ser torturado.
O conceito de direitos humanos universaisé desse ponto de vista, uma ideia unificadora, algo que torna cada um de nós importante (pouco importa onde vivamos e a que país pertença), algo que podemos todos partilhar (apesar da diversidade dos sistemas jurídicos dos nossos respectivos países) e a sala de aula é o lugar, o espaço por excelência, sobre o qual entram os comentários, as análises as sugestões de atuação.
PROBLEMÁTICA
Com oprojeto Direitos Humanos e Diversidade Cultural pretendemos fundamentalmente tirar os jovens de nossa escola da situação de risco social, criando oportunidades para o desenvolvimento pessoal, valorização da identidade, cidadania e auto-estima, ajudando também na identificação de suas potencialidades. Pretendemos fazer um trabalho preventivo, e de compromisso com o fortalecimento dessesadolescentes, através de práticas artísticas culturais e complementação da ação educativa e com isso aumentar as possibilidades de nossos jovens descobrirem talentos muitas vezes escondidos por falta de oportunidades de serem mostrados como também desenvolver autonomias na formação de novos leitores de uma cultura compartilhada por todos.
Nossa pretensão é atingir adolescentes da escola da rede pública deensino em que atuamos. Devemos nos atentar ao fato de que a escola é o espaço em que transcorre um tempo de vivências, de novas experiências, não apenas de transmitir o já sabido, a escola é um gabinete, um lugar de construção de saberes, um tempo em que é possível criar de forma conjunta: alunos, professores.
TEMÁTICA – Artes de Movimentos Corporais
JUSTIFICATIVA
A importância dadiversidade cultural para a plena realização dos direitos humanos e das liberdades fundamentais proclamados na Declaração Universal dos Direitos do Homem e outros instrumentos universalmente reconhecidos, destaca a necessidade de incorporar a cultura como elemento estratégico das políticas de desenvolvimento nacionais e internacionais. A diversidade cultural é uma característica essencial da humanidade econstitui patrimônio comum da humanidade, a ser valorizado e cultivado em benefício de todos.
A iniciativa de realizar o Projeto intitulado Artes de Movimentos Corporais, surgiu a partir das observações e vivencias no Colégio Frei Pedro Tomás Margallo, quando se constatou que a maioria de nossos educandos precisava usar a atividade corporal como forma de extravasar os sentimentos. Osreconhecimentos dessa atividade para promoção do entendimento cultural os tornarão conscientes da capacidade que os seres humanos possuem de refletir sobre sua própria existência, de perceber a diversidade cultural e de assumir responsabilidade na busca da cooperação e o devido respeito à dignidade da pessoa humana.
Pensando nisso, foram desenvolvidas novas posturas e atitudes que contemplassem as...
tracking img