Projeto desportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA DA MUSCULAÇÃO:
A história da musculação é muito antiga, existem relatos históricos que datam do início dos tempos e que afirmam a prática da ginástica com pesos. Escavações encontraram pedras com entalhes para as mãos permitindo aos historiadores intuir que pessoas utilizavam o treinamento com pesos. Temos esculturas datadas de 400 anos antes de Cristo que relatam formas harmoniosas demulheres, mostrando preocupação estética na época. Relatos de jogos de arremessos de pedras datam de 1896 A.C. Paredes de capelas funerárias do Egito relatam a 4.500 anos atrás homens levantando pesos na forma de exercícios.
Há a história de Milos de Crotona da época de 500 à 580 A.C. na Itália, atleta olímpico de luta e discípulo do matemático Pitágoras, que relata dos métodos de treinamentomais antigos da humanidade e utilizado até hoje, que é a evolução progressiva da carga, pois ele (Milos) corria com um bezerro nas costas, para aumentar a forças dos membros inferiores, e quanto mais pesado o bezerro ficava, mais sua força aumentava. Os relatos mostram que Milos foi um dos primeiros a se preocupar com a suplementação alimentar. Relatos afirmam que ele comia por dia 9 kg de carne, 9kg de pão e 10 litros de vinho - gerando um total de 57 mil kcal. Também era capaz de matar um boi com as mão e comê-lo sozinho. O nome da cidade de Milão é em sua homenagem. Morreu devorado por lobos, pois ficou preso ao dar um golpe em uma árvore.
Diversos são os relatos históricos de estatuetas de corpos musculosos que encontramos no passado.
A musculação como forma de competição onde seexibia os músculos tem como dado oficial o registro da primeira competição em 1901 em Londres. Possivelmente tenham existidos outros campeonatos, mas este é o que parece que deu início oficial ao esporte. Esta competição foi intitulada: "O Físico mais Fabuloso do Mundo" e foi idealizada e realizado por Eugene Sandow e contou com 156 atletas. O vencedor foi Willian Murray, que mais tarde se tornou ator,cantor e músico, tendo criado números artísticos com atletas que imitavam gladiadores, junto com estes eventos criou campeonatos de Musculação na Inglaterra.
Os jurados: Charles Lawes, um notável escultor da época, Arthur Conan Doyle, o famoso escritor de "Sherlock Holmes" e o próprio Eugene Sandow. O curioso é que o prêmio para este campeonato que escolheu na época o físico mais fabuloso domundo, foi uma estátua de Eugene Sandow segurando uma barra com pesos de bola, a mesma que é usada até hoje para premiar o físico mais fabuloso de mundo que é o Mr. Olympia. A estatueta foi idealizada pelo escultor F. W. Pomeroy em 1891. O evento foi realizado no Hoyal Alberte Hall, de Londres e o interesse foi tão grande que milhares de pessoas se amontoaram na porta de entrada, sendo que foiregistrado 15.000 pessoas nas finais.
Por tudo isso Eugene Sandow é considerado o pai da Musculação como forma de competição onde se tem por objetivo vencer quem tem os melhores músculos. Eugene Sandow nascido na Alemanha em 1867 se converteu em um ídolo do esporte e por 30 anos foi considerado o melhor físico do mundo, se convertendo em um ídolo de muitas décadas antes de Steve Reeves, Arnold, Doriane Coleman. Antes que ele iniciasse exibições de força em Londres, as pessoas acreditavam que um homem forte era o cruzamento de um elefante com um gorila. Mas este fenômeno loiro, de olhos azuis, atlético era conhecido como "o aristocrata dos músculos". Aos 16 anos já aparentava um físico bem desenvolvido, que mostrava que tinha um potencial genético favorável.
Trabalhou em circo com a intençãode correr o mundo, e com isso adquiriu ali a base para um grande desenvolvimento muscular. Porém o circo em que trabalhava foi a falência em Bruxelas e ele se viu sem emprego. Conheceu ali o professor Attila, um homem forte da época, que fazia números profissionais de exibição de força e que viu em Sandow um grande potencial para coisa e o início de um grande atleta. Attila o tomou como pupilo e...
tracking img