Projeto de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pirâmides
Necrópole de Gizé , também chamada de Pirâmides de Gizé, Guizé ou Guiza, é um sítio arqueológico[->0] localizado no planalto de Gizé[->1], nos arredores do Cairo[->2], Egito[->3]. Estecomplexo de monumentos antigos inclui os três complexos de pirâmides[->4] conhecidas como as Grandes Pirâmides, a escultura maciça conhecida como a Grande Esfinge[->5], vários cemitérios[->6], umavila operária e um complexo industrial. A necrópole[->7] está localizada a cerca de 9 km do interior do deserto para a cidade velha de Gizé[->8], no Nilo[->9], e cerca de 25 km a sudoeste do centro dacidade do Cairo, no local da antiga cidade egípcia de Mênfis[->10]. As pirâmides, que sempre tiveram grande importância como emblemas do antigo Egito[->11] no imaginário ocidental[->12], forampopularizadas nos tempos helenísticos[->13], quando a Grande Pirâmide[->14] foi listada por Antípatro de Sídon[->15] como uma das Sete Maravilhas do Mundo[->16]. É, de longe, a mais antiga das maravilhas domundo antigo e a única que ainda existe.
As Pirâmides de Gizé consistem na Grande Pirâmide de Gizé[->17] (a Grande Pirâmide, conhecida como a Pirâmide de Quéops ou Khufu), a um pouco menor Pirâmide deQuéfren[->18] (ou Chephren) algumas centenas de metros a sul-oeste, e as relativamente modestas Pirâmide de Miquerinos (ou Menkaure) algumas centenas de metros mais ao sul-oeste. A GrandeEsfinge[->19] encontra-se no lado leste do complexo. O consenso atual entre os egiptólogos[->20] é que a cabeça da esfinge é a de Quéfren[->21]. Junto com estes monumentos mais importantes estão uma série deedifícios satélites menores, conhecidos como "pirâmides das rainhas", calçadas e pirâmides do vale.
As pirâmides de Gizé foram registradas no Projeto de Mapeamento do planalto de Gizé, executado pelaAssociação de Pesquisa do Egito Antigo (APEA), dirigida pelo Dr. Mark Lehner. Além disso, a equipe de Lehner empreendeu a datação por radiocarbono[->22] em material recuperado a partir do
exterior...
tracking img