Projeto de safi's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os sistemas agroflorestais são sistemas sustentáveis de uso da terra que combinam, de maneira simultânea ou em seqüência, a produção de cultivos agrícolas com plantações de árvores frutíferas ou florestais e/ou animais, utilizando a mesma unidade de terra e aplicando técnicas de manejo que são compatíveis com as práticas culturais da população local ( Muller abud. King eChandler, 1978).
A importância da utilização do SAF’s fica mais evidente, quando e constatada a existência de extensas áreas improdutivas em conseqüência da degradação resultante, principalmente, da prática do cultivo itinerante, reconhecidamente uma modalidade de exploração não sustentável dos solos. (Muller, 2005).
Os sistemas agroflorestais podem ser considerados como uma dasalternativas de manejo racional dos recursos naturais renováveis que equacionam os principais problemas da agricultura e de seus impactos negativos sobre o meio ambiente, assim como oferecem possibilidades para amenizar e/ou solucionar as dificuldades financeiras de grande parte dos agricultores brasileiros (Tsukamoto Filho, 1999).
Desta forma os SAFs passaram a fazer parte de diretrizes centrais dedesenvolvimento rural sustentável pelo potencial de serem implantados em áreas já degradadas, reincorporando-as ao processo produtivo e minimizando, assim, o desmatamento sobre florestas primárias. É uma opção estratégica para pequenos produtores por causa da baixa demanda de insumos, ao maior rendimento líquido por unidade de área em comparação com sistemas convencionais de produção e porfornecerem inúmeros serviços sócio-ambientais. Esses serviços podem ser valorados, e convertidos em créditos ambientais, propiciando agregar valor à propriedade agrícola (Gandara e Kageyama, 2001).




























OBJETIVO

Implantar um sistema agroflorestal composto pelas espécies cedro (cedrela fissillis Vell), castanha do Brasil (Bertholletia excelsa H.B.K),cupuaçu (Teobroma grandiflorum) e açaí (Euterpe oleracea).



































REVISÃO BIBLIOGRAFICA DAS ESPÉCIES

Cedro (Cedrela fissilis Vell)


Importância econômica


O cedro (Cedrela fissilis Vell) é uma espécie rara, que ocorre em diversas formações florestais brasileiras e praticamente em toda América tropical. Essa árvorefrondosa produz uma das madeiras mais apreciadas no comércio, tanto brasileiro quanto internacional, por ter coloração semelhante ao mogno e, entre as madeiras leves, é uma das que possibilita o uso mais diversificado, sendo superada apenas pela madeira do pinheiro-do-paraná (Carvalho, 1994).
A espécie cedro tem ocorrência desde o Rio Grande do Sul até Minas Gerais, principalmente nasflorestas semidecídua e pluvial atlântica, ocorrendo também em menor intensidade nas outras regiões do país (Lorenzi, 1998). Sua utilização principal tem sido nas marcenarias e na construção naval e aeronáutica, tornando-a uma das espécies nativas de maior importância econômica para o Brasil.
Cedrela fissilis é também uma espécie importante para recuperação florestal de áreas degradadas e de matasciliares, onde não ocorrem inundações (Durigan, 2002). Esta essência também é promissora para a recuperação de solos contaminados por metais pesados (Marques et al., 2000).
Devido à grande importância ecológica, o cedro apresenta grande importância pela sua complexidade frente aos fatores ambientais, demonstrando experimentalmente a capacidade elástica de sua adaptação fisiológica às condiçõeslumínicas do ambiente, como pelo grande potencial de regeneração natural ou por via generativa ou por via vegetativa. É uma espécie de grande plasticidade silvicultural, embora o seu cultivo em larga escala seja inibido pelo ataque da broca da gema apical (Hypsipyla grandella).
Ao longo dos anos sua exploração foi realizada de maneira extrativista, havendo carência de informações sobre...
tracking img